Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Copa de 2014 – Alguém avisou que ela vai ser aqui?




Os comerciais de TV já anunciam de forma apelativa: A Copa do Mundo está chegando! Estamos preparados para o maior evento esportivo do planeta! A Copa volta pra casa! Vamos jogar Bola! E por aí vai até onde a mente e criatividade dos publicitários pode chegar. Apesar de campanhas com tons tão emotivos, apelativas e que nos fazem acreditar que tudo vai dar certo pois vivemos em um país organizado, e com infra-estrutura de primeiro Mundo, a realidade é bem diferente, e foi possível perceber isto assistindo a matéria que foi exibida na  semana passada no Jornal Nacional, onde ficou evidenciado que estamos apenas com 5% de nossas obras concluídas para a Copa de 2014. Após assistir a matéria fiquei surpreso com o resultado, pois apesar de visualmente perceber que estamos com as obras atrasadas, o número final de 5% foi muito impactante, e acende a luz amarela para a organização do evento.

Não tenho dúvida quanto a conclusão das obras, visto que daqui a pouco começaremos a ver as coisas se encaminhando da forma que sempre acontece, ou seja, obras emergenciais sem licitações, projetos que custavam 2 passando a custar 10 devido a falta de tempo para execução, e quem ganhará no final de tudo isso? A seleção brasileira? Duvido. Os torcedores e a população? Muito menos. Os governantes? Opa, olha a resposta correta aí. Mais uma vez nossos políticos conseguirão colocar a mão no bolso do contribuinte, e através da ilusão de melhorias estruturais e econômicas com a chegada da Copa do Mundo, eles serão os principais beneficiados.

Acreditar que a Copa do Mundo de 2014 será um divisor de águas em nosso país e que daqui pra frente tudo vai mudar pra melhor é uma grande ilusão que a mídia de massa vem tentando inserir na cabeça da população. Felizmente, boa parte da sociedade consegue enxergar alem desta pintura vendida pela mídia em geral, porém, ainda existem muitos que tem a pintura da rua como único motivo de preocupação, e espera na Copa do Mundo uma boa oportunidade de fazer churrasco, beber cerveja, e faltar ao trabalho. Gente... Tudo isso nós já fazíamos mesmo quando a Copa do Mundo foi na Coréia, do outro lado do Planeta, se estes são os únicos motivos que fazem você ser positivo quanto a realização da Copa de 2014 no Brasil, acredite, você esta sendo inocente e enganado.

Além da indignação que sinto ao ver a grande massa sendo tratada como idiota e aceitando a idéia de que a Copa de 2014 é essencial para o crescimento e fortalecimento de nosso país, me sinto preocupado em ver que apesar de tudo, não estamos preparados para as oportunidades que a Copa do Mundo rende a curto prazo, ou seja, não estou dizendo que a Copa do Mundo é essencial para nosso país, mas é inegável que a curto prazo ela pode render boas oportunidades de negócio e crescimento da economia local, por isso, micro, pequenos, e médios empresários dos mais variados segmentos de mercado devem abrir os olhos e se planejar para poder aproveitar da forma mais rentável o dinheiro que entrará em nossa economia através do turismo,  entretenimento, lazer, alimentação, etc. 

Volto a salientar, não estou dizendo que a Copa do Mundo é de todo mal, mas sim, que os pontos negativos de sua realização são muito maiores do que os positivos, porém, se existem pontos positivos, devemos aproveitar da melhor forma possível, coisa que ainda não vejo acontecer no mercado.

Em resumo, se me perguntarem se sou a favor ou contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, minha resposta é direta, sou totalmente contra, mas, já que meu posicionamento não faz diferença nesta questão, o melhor agora é planejar como conseguir rentabilizar e crescer com este evento que se aproxima, e se puder, como não sofrer muito depois que ele terminar.

Espero que este post possa ter produzido uma boa reflexão sobre a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, quero deixar claro que este mega evento possui lados positivos e negativos, e por isso devemos aproveitar ao máximo os positivos, e nos prepararmos para o impacto dos negativos. E você, qual a sua posição referente a realização da Copa do Mundo de 2014?

Fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha interesse em debater este assunto de maneira mais aprofundada. Estamos a sua disposição!

E-mail / MSN: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
“Os Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”

Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para oferecermos um conteúdo com cada vez mais qualidade e relevância ao seu dia a dia.