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segunda-feira, 14 de abril de 2014

#CURTI Anúncios na Hora Certa e no Lugar Certo










Caro leitor,

Durante todo o dia nos deparamos com inúmeros anúncios e propagandas que parecem ter sido produzidas por estudantes da 2° série do ensino fundamental. Seja pela falta de qualidade gráfica, ou mesmo pela falta de conteúdo ou lógica, muitos anúncios deixam a desejar e fazem com que todos nós, publicitários, fiquem com a famosa “vergonha alheia”, e nos perguntado, como foi possível o cliente aprovar aquela peça ou campanha.

Felizmente, às vezes, nos deparamos com algumas situações e anúncios que merecem ser destacadas e elogiadas por conseguirem conciliar criatividade, planejamento e senso de oportunidade. Este é o caso dos anúncios do medicamento Floratil que estão sendo veiculados em algumas estações do Metrô da cidade de São Paulo. Neste anúncio a agencia fez uso do termo "PIRIRI" (conhecido como dor de barriga) para dizer que em um momento tão problemático como este até o metrô parece ficar mais lento. E pra dizer a verdade, só quem já passou por uma situação "dramática" e até "cômica" como esta pra poder dizer como é sofrível passar por isso. E este foi o maior mérito do anúncio, conseguir transformar uma situação comum em algo divertido e corriqueiro como as situações vividas dentro do metrô de São Paulo.

Na semana passada me deparei com um desses anúncios na estação Pinheiros e reparei na reação de algumas pessoas que circulavam pela local, muitos olhavam para o anúncio e reagiam com bom humor e até um pouco de surpresa. O legal desta ação, é que a agencia conseguiu adaptar um anúncio “frio” (sem grandes apelos comerciais) a um ambiente propicio para o mesmo, apostando no conteúdo e ambientação para atrair a atenção do público alvo e possivelmente fidelizar novos clientes.

Acredito que um dos segredos para uma boa comunicação em uma peça publicitária esteja justamente na ambientação que o anúncio receberá. Seja ele em uma revista, jornal, rádio ou mesmo intervalo comercial, o ambiente em que ele será exposto tem muito a ver com o sucesso ou fracasso que ele terá como resultado. Vejo que muitas marcas perdem grandes oportunidades para ações de marketing e campanhas promocionais por que apostam apenas na qualidade e/ou criatividade da mensagem, e esquecem que o ambiente e momento que ela será exposta pode fazer toda a diferença para a campanha.

Enfim, mais uma vez quero parabenizar a agencia pela produção do anúncio e ambientação precisa, além de parabenizar a empresa que apostou em um anúncio simples, mas como ótima mensagem e perfeito senso de oportunidade de comunicação. Espero que outras empresas e agencias utilizem este como exemplo para mudarem um pouco o perfil dos anúncios produzidos atualmente no mercado publicitário, que geralmente reinam absolutos no famoso “Lugar Comum”.

Ser criativo e fazer a diferença nem sempre é sinônimo de gastar mais, apenas de gastar melhor e acima de tudo fazer melhor o que os outros fazem igual.



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts

#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”
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