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segunda-feira, 14 de abril de 2014

#ESPECIAL2TS Branding – Como Construir uma Marca de Sucesso





Caro leitor,



Nenhuma grande marca é construída da noite para o dia, muito pelo contrário, este é um processo longo, trabalhoso e muito delicado, que merece toda a atenção e profissionalismo durante seu desenvolvimento e manutenção. Uma marca forte e valorizada é muito mais que um logotipo bem elaborado e cheio de traços modernos com um slogan criativo. A imagem como um todo é construída através de conceitos, valores, respeito pelos clientes e funcionários, além de adequação as políticas institucionais.

Para construir uma marca de sucesso não existe receita perfeita, mas existem passos que podem ser considerados fundamentais para se produzir uma marca bem sucedida perante consumidores e mercado. Alguns desses importantes passos podem ser entendidos com base nos conceitos e estratégias de Branding que é basicamente o estudo a respeito da construção de marcas.

Definição de Branding: Refere-se aos atributos descritivos verbais e símbolos concretos, como o nome, logo, slogan e identidade visual que representam a essência de uma empresa, produto ou serviço. Branding pode ser definido como o ato de construção e administração a imagem/marca de uma empresa junto ao mercado. (Fonte Wikipédia).

Além dos fatores visuais que fazem parte da construção de uma marca valorizada, existem os fatores intangíveis que são tão importantes quanto os tangíveis para a manutenção de uma marca consolidada no mercado. Entre os principais pontos que podemos destacar estão:




ÉTICA
É fundamental que toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, tenha na ética e respeito por seus funcionários, clientes e fornecedores a base de seu negócio. A ética é necessária não apenas durante as negociações comerciais, mas também no dia a dia com a equipe interna, e na comunicação com seus consumidores, sempre deixando a transparência e respeito a frente dos lucros.



VISÃO DO NEGÓCIO
Um dos diferenciais de sucesso para um negócio e respectivamente para uma marca é a visão diferenciada do negócio. Saber enxergar o negócio como um todo e ter foco na satisfação de seus clientes fortalece a marca como um todo e cria diferencias competitivos perante a concorrência.



PODER DE INOVAÇÃO
Saber o momento de inovar e reinventar a marca pode ser um passo crucial na construção de uma marca de sucesso. Algumas das marcas mais consolidadas no mercado já sofreram diversas mudanças visuais e de posicionamento para chegar até o seu objetivo, e isto torna todo o processo altamente produtivo e diferenciado, visto que a marca se torna um continuo processo de evolução, que sempre precisa estar antenada e pronta para se reinventar quando necessário.



POSICIONAMENTO
Assim como ter uma marca valorizada não é apenas um logo bonito e um slogan criativo, o posicionamento da marca também não podem ser apenas palavras de impacto e conceitos presos em um manual de instruções institucional. Muito pelo contrário, o posicionamento da empresa precisa ser aplicado diariamente, seja na comunicação com seus clientes, fornecedores ou funcionários. A visão e missão do negócio são pontos importantes para fazer com que todos “remem” em um sentido único, levando a marca rumo a um mesmo objetivo e falando sempre a mesma língua. Uma empresa com falhas no posicionamento e comunicação interna e externa terá sérios problemas para conseguir se consolidar com marca de credibilidade no mercado.



LAÇOS ESTREITOS
Não basta comunicar, o ideal é que esta ação seja uma via de mão dupla, onde a comunicação aconteça com frequência e qualidade nos dois sentidos. O processo de fidelização de clientes passa pelo comprometimento e respeito que a marca tem por seus clientes. Criar laços estreitos de relacionamento entre marca e cliente é um dos desafios mais complexos do mercado moderno, e nem mesmo as diversas ferramentas disponibilizadas pela tecnologia e evolução da comunicação nos oferecem 100% de êxito neste processo. Por isso, a transparência da marca e atenção com a comunicação faz com que a marca conquiste a esperada credibilidade, tornando o relacionamento com clientes uma ação recíproca, confiável e fortalecida em todos os sentidos.



Vale ressaltar, que a produção de um logotipo e identidade visual que consiga transmitir os conceitos e posicionamento da marca visualmente também são passos importantes para sua consolidação, afinal de contas, em geral o primeiro contato que temos com muitas marcas é o visual, por isso a necessidade de uma construção tangível desenvolvida com atenção, profissionalismo e alinhada aos conceitos e valores da marca como um todo. Uma boa identidade visual ajuda a fazer a diferença, pois traduz a marca com os olhos.



Lembrando sempre que uma boa imagem pode ser a melhor forma de propaganda para uma marca, visto que se trata de uma ação gratuita, transparente e acima de tudo sincera.



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts

#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”
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