Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 14 de abril de 2014

#PRAREFLETIR Odeio Listas e Fórmulas Mágicas do Sucesso





Caro leitor,


Ultimamente nada tem me irritado mais do que acessar minhas contas nas Redes Sociais e ser bombardeado por diversas mensagens e links de sites e blogs que trazem como principal atrativo listas e dicas para alcançarmos o sucesso profissional.

Sinceramente, será que uma listagem com 10 dicas “infalíveis” para o sucesso é a fórmula secreta que tantos empreendedores e executivos buscavam? Ou será que o segredo para conciliar produtividade e qualidade de vida esta escondido em mais uma lista com 5 dicas? Pior do que essas listas só mesmo a infinidade de veículos que trazem os mesmos conteúdos. Por exemplo, se acessarmos um site que traz dicas para obter sucesso como empreendedor, com certeza pelo menos 1 das dicas será: Jamais Desistir! Ou seja, todos caem rotineiramente no Lugar Comum, e acabam tornando o conteúdo cansativo, repetitivo e acima de tudo improdutivo.

Não estou dizendo que estes conteúdos são em sua totalidade ineficazes, muito pelo contrário, já encontrei em alguns sites ótimas dicas que me ajudaram a melhorar meu conhecimento profissional, e até me auxiliaram na produção de algum material ou projeto. Por exemplo, certa vez estava buscando informações para reformular meu Home Office, consegui diversas dicas em alguns bons sites que apostavam principalmente na praticidade e objetividade para se comunicar com o leitor, e isso faz toda a diferença. A questão que tem me irritado é que alguns temas e conteúdos tem se tornado cada vez mais repetitivos, fazendo com que os blogs e sites deixem de ser atrativos para o leitor.

Aqui no blog já fiz por diversas vezes conteúdos neste sentido, apostando que as “fórmulas secretas” de sucesso seriam um apelo interessante aos leitores. Porém, um breve acompanhamento de resultados, aliado a uma pesquisa nos demais veículos me fez identificar que este é um caminho comum e adotado por boa parte dos canais de comunicação focados neste segmento.

Para fugir do perigoso “Lugar Comum” e não abrir mão do conhecimento e informação ao leitor, acredito que a melhor forma seja agregar valor informativo através de experiências vividas e dicas práticas e objetivas. Nada de ficar enchendo lingüiça e andando em cima de um tema comum, o melhor caminho é trabalhar a informação de maneira produtiva e eficiente, fazendo com que o leitor entenda a mensagem e consiga colocá-la em pratica.
Além disso, antes de produzirmos qualquer material, devemos pensar e repensar se este é um tema que nos atrairia como leitor, não adianta falar de alguma coisa apenas pelo simples fato de ser mais um falando, esse é o Lugar Comum. Se for pra fazer algo, que seja pra fazer a diferença, e não apenas pra ser mais um peixe sem sentido em um oceano de informação.



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts

#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para oferecermos um conteúdo com cada vez mais qualidade e relevância ao seu dia a dia.