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terça-feira, 13 de maio de 2014

#ESPECIAL2TS Briefing, Brainstorm e Feedback! As Chaves da Eficiência e Criatividade!



Caro leitor,



Todo publicitário, ou mesmo profissional que atue em alguma área ligada a marketing, vendas ou/e comunicação, com certeza fala e ouve dezenas de vezes ao dia os termos que vamos tratar neste post. Não que estes termos sejam exclusividade destas áreas, muito pelo contrário, afinal de contas, o objetivo deste artigo é justamente mostrar que eles são importantes no dia a dia de qualquer ambiente de trabalho, pois trazem valores e conceitos fundamentais para um profissional eficiente e criativo.

Infelizmente, hoje em dia, estes termos que podem ser considerados itens básicos da cartilha do publicitário, acabaram se tornando falhos e até mesmo abandonados durante o desenvolvimento das tarefas diárias, em alguns casos. Isso ocorre devido muitos profissionais acreditarem que a utilização destas ações são desnecessárias para o trabalho cotidiano, o que na verdade é um grande erro, pois se forem utilizados corretamente podem fazer uma enorme diferença na eficiência e resultado final de cada tarefa.

Para mostrar a importância e diferenciais que a utilização do Briefing, Brainstorm e Feedback podem produzir no desempenho profissional, resolvi destacar este conteúdo para que todos possamos compreender as definições de cada termo, além de identificar suas melhores alternativas de utilização no dia a dia corporativo.


Vamos lá:


BRIEFING
O briefing é um conjunto de informações, uma grande coleta de dados que na maioria das vezes é transmitida em uma reunião para o desenvolvimento de algum trabalho. O objetivo do briefing é criar uma espécie de roteiro informativo que possibilite ao profissional desenvolver um trabalho focado em atender suas principais solicitações e necessidades. Através do briefing o profissional poderá construir um processo mais próximo ao desejado pelo cliente/superior, utilizando as informações presentes no material para criar idéias e propostas para solucionar o problema em questão.


Dicas para um Bom Briefing:
Para construir um bom briefing é essencial que o material apresente um grande numero de dados e informações a respeito do “problema” a ser solucionado, e a respeito do produto, marca, ou serviço que será vendido como solução. As informações sobre o produto facilitará ao profissional o conhecimento das características e diferenciais que podem ser o melhor conceito para vender o produto/serviço como solução. Além disso, outros pontos são fundamentais para um bom briefing, por exemplo: Clareza nas informações, objetivos bem definidos e específicos para cada necessidade, público alvo, valores tangíveis e intangíveis do produto ou serviço, e quantas informações mais forem possíveis acrescentar com o objetivo de enriquecer o material. Quanto maior o numero de informações relevantes presentes no briefing, maior a probabilidade de acerto na construção do Plano final de Ações.


Como Utilizar o Briefing?
O ideal é que o Briefing sempre seja utilizado antes de solicitar uma tarefa ou projeto para uma equipe ou profissional. Com um briefing bem elaborado e transparente, a eficiência no desenvolvimento do trabalho será muito maior. O que para muito pode ser considerado uma perda de tempo, no final das contas será um trabalho melhor produzido, e em um tempo muito menor.
Um bom briefing não precisa ser uma reunião de 2 horas, muito pelo contrário, o objetivo dele é ser objetivo e eficiente, por isso, poucas palavras dadas em alguns minutos podem render o resultado que você espera. Sem encher lingüiça! Afinal de contas, você ainda tem um trabalho a fazer...




BRAINSTORM
O Brainstorm (vem do inglês “tempestade cerebral ou tempestade de idéias), trata-se de uma dinâmica em grupo com o objetivo de expor o maior numero de idéias e possibilidades (mesmo sendo as mais absurdas) para se solucionar algum problema. Esta atividade é fundamental para que possamos explorar de forma eficiente a criatividade dos indivíduos a fim de construir uma solução prática e viável. O Brainstorm é diferente do Planejamento de um projeto, visto que o Brainstorm lida apenas com a exposição de idéias, e não com a construção estruturada das ações em si.


Dicas para um Bom Brainstorm:
O primeiro passo para a realização de um bom Brainstorm é que os indivíduos presentes mantenham a mente aberta para todo tipo de idéias e possibilidades que venham a surgir durante a reunião. O objetivo do Brainstorm é justamente fazer com que os integrantes do grupo exponham todas suas idéias para solucionar o problema em questão, seja a construção de anúncio, a produção de uma campanha, ou simplesmente uma estratégia de ação. Seja qual for este objetivo é necessário que todos quebrem seus preconceitos e paradigmas a respeito da questão em si, e deixem sua mente aberta para dar e receber idéias, mesmo aquelas que inicialmente pareçam as mais absurdas.
Para um bom Brainstorm é importante que a reunião seja realizada em um ambiente criativo que propicie o surgimento de novas idéias, que o grupo seja receptivo a todas as idéias expostas, não podendo haver nenhum tipo de censura ou critérios. Após este período mais criativo as idéias devem ser analisadas com foco, organização e criatividade acima de tudo, desta forma elas se encaixarão e até mesmo abrirão espaço para outras idéias que possam trazer um resultado satisfatório e eficiente.


Como Utilizar o Brainstorm?
O ideal é que o Brainstorm seja sempre utilizado quando houver a necessidade de discutir a solução de um problema para encontrar sua solução mais pratica e viável. Sabe aquele papo de que 2 cabeças pensam melhor do que 1? É justamente este o conceito que abre espaço para a realização de um Brainstorm, a possibilidade de que em uma reunião sem censura surja aquela idéia criativa que você não conseguiu ter sozinho,




FEEDBACK
O Feedback é um termo comumente utilizado no dia a dia corporativo, sendo este uma espécie de parecer ou retorno dado a uma pessoa a respeito de determinado trabalho ou solicitação. O Feeback é muito utilizado como uma forma de avaliação de desempenho, sendo uma das principais alternativas para um superior discutir com sua equipe os pontos fortes e fracos de cada membro e/ou trabalho executado. Através do Feedback é possível construir uma critica positiva que busque o crescimento e melhoria do trabalho e profissionais como um todo.


Dicas para um Bom Feedback:
Para a realização de um bom Feedback entre fornecedor e cliente, líder e funcionário, etc... É fundamental que a ação seja bem elaborada e apresente critérios e argumentos para tal, ou seja, não é interessante levar para a mesa apenas reclamações ou problemas, mas também pontos positivos e possíveis soluções que venham a encerrar o processo problemático. Um Feedback não precisa ser apenas uma bronca ou reclamação, muito pelo contrário, pode ser uma forma de elogiar, motivando e mostrando a sua equipe que você esta atento a tudo de bom que ela vem construindo ao longo dos dias.
Um bom Feedback precisa conter freqüência de realização, afinal de contas, é importante que todos percebam que se trata de algo rotineiro, assim se acostumarão a ouvir criticas e elogios de maneira natural. Além disso, o Feedback precisa deixar espaço aberto para troca de experiências entre as partes envolvidas, sejam elas positivas ou negativas, mas sempre buscando manter um tom motivacional. Outro ponto importante é que todas as sugestões pontuadas na reunião sejam colocadas em prática, na medida do possível, ou descartadas e justificadas para que ninguém se sinta desprezado.


Como Utilizar Feedback:
O Feedback deve ser utilizado com freqüência, se possível sempre em um dia pré programado com a equipe, assim todos terão tempo para apresentar duvidas, reclamações, e até sugestões de melhoria dentro dos pontos positivos e negativos que lhes serão apresentados pelo líder. Um bom feedback ajuda os profissionais a identificarem com maior exatidão o que precisam melhorar para se tornarem mais produtivos, eficientes, e importantes para a empresa como um todo, visando seu crescimento pessoal, profissional e corporativo. Feedback não é perda de tempo, é sinal claro de quem se importa com sua equipe e o crescimento de cada um deles.




Enfim, hoje em dia um profissional moderno não pode mais se resguardar a utilizar apenas a mesma receita convencional, é fundamental agregar novos conceitos, novas estratégias, e novas rotinas para a melhoria continua do seu trabalho e de sua equipe.


Espero que este artigo possa auxiliar todos nós para a implantação de novas atividades e processos que venham a fortalecer ainda mais nosso conhecimento, tornando-nos profissionais mais equilibrados, eficientes, criativos e completos.



Um Grande Abraço!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts

#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”
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