Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 13 de maio de 2014

#ESPECIAL2TS A Importância de um Bom Ambiente de Trabalho! Como Construir o Seu...


Caro leitor,



Ao contrário do que muitos profissionais, empreendedores e líderes acreditam, a qualidade de vida no ambiente de trabalho é tão importante quanto o salário para a produtividade e criatividade de uma equipe. Há alguns anos atrás, acreditava-se que o principal fator para uma pessoa pedir demissão ou pedir que fosse demitida era justamente a questão salarial, porém, a cada dia vemos cada vez mais casos de pessoas que preferem mudar de emprego a ter novamente que “aturar” o péssimo clima do atual ambiente de trabalho.

Um bom ambiente de trabalho produz profissionais quase sempre mais produtivos e motivados, o que rende na maioria das vezes trabalhos desenvolvidos de forma satisfatória. Além disso, a qualidade do ambiente auxilia na diluição do stress e pressão das atividades diárias. Como bem sabemos, toda profissão conta com uma parcela destes dois itens, algumas mais, e outras menos, mas todas possuem. O que facilita a convivência com a pressão, cobrança, e stress é justamente o ambiente de trabalho, que pode ou não proporcionar subsídios para termos um dia produtivo e saudável de trabalho.

Bons ambientes de trabalho são os principais diferenciais para a atração e retenção de talentos em uma empresa. Hoje em dia o salário já se tornou um item menos impactante dentro de uma análise critica a respeito de determinado trabalho, o ambiente vem cada vez ganhando mais espaço e importância nesta tomada de decisão. Para comprovar isto, basta fazer uma rápida pesquisa na internet a respeito das “Melhores Empresas para se Trabalhar”, na maioria dos casos o salário delas nem é tão alto como o de outras empresas, mas o que as diferencia e faz com que as pessoas se “estapeiem” por uma vaga é justamente seu aconchegante e agradável ambiente de trabalho.

Da mesma forma com que bons ambientes de trabalho proporcionam subsídios para nos tornarmos profissionais mais produtivos e desenvolver trabalhos mais satisfatórios, um péssimo ambiente de trabalho produz exatamente o contrário de tudo isso. Quando temos que conviver em um ambiente corporativo onde o clima é ruim, conturbado e tenso em excesso, isso acaba provocando sentimentos como a desmotivação, irritação e bloqueios psicológicos na equipe, quando não provoca doenças mais graves ligadas ao stress e a depressão, por exemplo. É fato consumado que uma equipe irritada, desmotivada ou tensa demais não consegue produzir os resultados esperados, apresentando queda no rendimento e principalmente problemas nos relacionamentos internos, o que também se reflete negativamente no desenvolvimento das atividades. Profissionais felizes e motivados rendem muito mais e custam muito menos do que os desmotivados e stressados, pode ter certeza!
Produzir um bom ambiente de trabalho é muito mais barato e fácil do que boa parte dos líderes imaginam. Ao contrário do que muitos pensam, um bom ambiente não passa necessariamente por móveis dos mais modernos, equipamentos de ultima geração ou benefícios freqüentes entregues aos funcionários. O Ambiente de trabalho é construído na maioria das vezes por pequenos pontos físicos e comportamentais que juntos fazem toda a diferença no dia a dia corporativo.

Pensando nisso, decidi listar aqui algumas breves sugestões que se bem implantadas podem produzir um resultado muito satisfatório na criação de um bom ambiente de trabalho. Confira:


DECORAÇÃO
Uma decoração discreta, mas criativa e acima de tudo confortável pode ser um dos diferenciais para a construção de um ambiente agradável de trabalho. Uma das opções é investir em uma iluminação clara, optando por tons mais clean e na comunicação visual extrovertida para quebrar um pouco a rotina dos momentos de stress e pressão cotidiana.


PLANO DE CARREIRA
Uma das principais reclamações de muitos profissionais que hoje se encontrão desmotivados em seus empregos, é justamente a ausência de um plano de carreira ativo na empresa. Na maioria dos casos o Plano de Carreira é apenas um item de luxo e inutilizado no manual da empresa. A falta de oportunidades de crescimento faz com que o ambiente seja continuamente desmotivado, e estes funcionários passem dia após dia mais preocupados em reclamar do que em desenvolver suas tarefas com qualidade. Por isso, é essencial que a empresa tenha um Plano de Carreira ativo no modelo tradicional, ou ainda uma promoção por merecimento, visto que no caso de algumas empresas a mudança de cargo pode ser inviável em determinados momentos. Mais importante do que o formato de crescimento profissional, é que ele seja ativo e compreendido por todos os membros da equipe desde sua entrada na empresa.


CAIXA DE SUGESTÕES
Manter espaço aberto para envio de sugestões e criticas com o objetivo de implantação (se possível) de idéias dos funcionários para melhoria dos processos da empresa, sejam eles atividades, comportamentos ou outras questões. Esta ação tem o objetivo de fazer cada funcionário se sentir motivado como parte efetiva da empresa, mostrando que todos tem voz ativa e podem ver suas idéias implantadas para melhoria do dia a dia corporativo. Além disso, é essencial que os líderes mantenham laços estreitos de relacionamento com suas equipes, somente desta forma a comunicação será direta, eficaz e em mão dupla.


AÇÕES MOTIVACIONAIS
Sair da rotina é outro grande diferencial que quebra o ritmo de stress e tensão do dia a dia do escritório. Por exemplo, em vez de realizar aquela tradicional palestra motivacional, leve sua equipe para um almoço especial, uma reunião externa em ambiente agradável, etc. Ou ainda, invista em pequenas premiações surpresa para aqueles membros da equipe que tenham se destacado durante alguma atividade ou projeto. Este tipo de premiação não precisa ser nada avisado com antecedência, muito pelo contrário, o efeito surpresa mostrará que você é um líder atento a equipe e que a qualquer momento outro membro que se destacar também poderá ser premiado. Através desta estratégia você manterá sua equipe sempre focada e motivada para o desenvolvimento satisfatório dos projetos em pauta.


REUNIÕES DE SINTONIA
As reuniões de sintonia são uma excelente maneira de dar voz ativa aos funcionários e solucionar alguns dos pequenos problemas do dia a dia. Para isso, é essencial que as reuniões sejam agendadas com antecedência e mantenham uma freqüência para que a equipe se acostume com esta rotina se sugestões e mudanças.


LÍDERES
Um dos pontos fundamentais para o sucesso e a construção de um bom ambiente de trabalho é a presença dos gestores e líderes não apenas como superiores (chefes), mas sim como líderes no sentido amplo da palavra, oferecendo atenção e apoio a sua equipe, seja no dia a dia das tarefas ou ainda nas questões fora do âmbito profissional, caso o comportamento do funcionário seja detectado como prejudicial ou improdutivo para a equipe no momento. Ser um líder não é uma das tarefas mais fáceis, mas com foco, conhecimento e atenção o líder se torna um excelente gestor que pode fazer toda a diferença na construção de um ambiente produtivo e agradável para sua equipe.


Enfim, as empresas precisam entender que seus funcionários são seus primeiros clientes, e um bom relacionamento com eles é fundamental para o crescimento, fortalecimento, e sucesso de uma marca no mercado. Da mesma forma, os funcionários também precisam compreender que também são peças responsáveis pela construção de um bom ambiente de trabalho.


A presença de um bom ambiente de trabalho no dia a dia fortalece o trabalho em equipe, constrói uma marca cada vez mais consolidada, respeitada, desejada, e um profissional cada vez mais motivado e produtivo.



Vale a pena investir...
Um Grande Abraço!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts

#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para oferecermos um conteúdo com cada vez mais qualidade e relevância ao seu dia a dia.