Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 10 de junho de 2014

#CURTI Vai Ter Copa – “Mostra Tua Força Brasil”





Caro leitor,



Depois de muita expectativa, espera, ansiedade, protestos e polêmicas, enfim vai começar a Copa do Mundo do Brasil.

Na mesma velocidade com que as obras dos estádios e das famosas estruturas nos entornos que serão os “legados da Copa” estão sendo concluídas, a torcida brasileira aos poucos vai entrando no clima da Copa, e começando a sentir aquela emoção característica do maior evento esportivo do Planeta.

Não quero discutir aqui a legitimidade do Brasil sediar a Copa, pois sou daqueles que é totalmente contrário a forma com que tudo esta sendo feito por aqui, e a prova disso são os vários posts que já produzi neste blog me posicionando contrário a realização do evento em nossas terras, afinal de contas, acredito que temos prioridades muito maiores como nação. Porém, o fato de ser contrário a Copa do Mundo no Brasil não influencia o sentimento que possuo pela Copa como evento, ou seja, apesar de não concordar com a Copa no modelo em que o Brasil a produziu, vou assistir aos jogos e torcer muito para que nossa seleção consiga o inédito hexa em casa. Precisamos entender que de nada mais adiantam os protestos e discussões quanto ao famoso #NãoVaiTerCopa, pois defendo que este tipo de movimento deveria ter sido realizado há 7 anos atrás, e não somente agora. Além disso, vejo sobre isso todo um fator politico e oportunista que acaba, na minha opinião, diluindo o poder de persuasão e engajamento do movimento.

Além disso, outro fator que pode parecer “loucura”, mas que faz muito sentido, é o fato de nossa seleção não possuir nenhum aparente problema ou questionamentos no time convocado. Ao contrário do que sempre aconteceu com o Brasil em Copas, desta vez a equipe canarinho chega com confiança para a disputa do Mundial, tendo um elenco pouco questionável e sendo considerada por muitos especialistas como a favorita para a conquista do caneco. Esta situação atípica é bem diferente do que tradicionalmente ocorre em nossas convocações, onde torcida e comentaristas reclamam e pressionam o time acima do suportável.

Toda esta situação atípica produziu um cenário frio e de certo desinteresse de parte da torcida para com a Copa, nem mesmo as campanhas publicitárias de grandes marcas e veículos de comunicação conseguiram impulsionar o sentimento de patriotismo e euforia do povo, algo que já era de se esperar neste período do ano.

O mercado é reflexo deste cenário, visto que a venda de produtos personalizados da seleção como: cornetas, camisas, bandeiras, perucas, etc, não apresentam crescimento de vendas, deixando a sensação de que muitos comerciantes vão ficar com mercadorias encalhadas em seus estoques. Até agora quase não vejo torcedores organizando os tradicionais bolões, e os comentários e discussões sobre a Copa ficam isolados em noticias fúteis sobre o dia a dia dos atletas. Mas, pra mim, o maior símbolo deste desinteresse da torcida esta nas próprias ruas que ainda não estão enfeitadas com as sempre alertas bandeirinhas penduradas nos postes!!! Rs

A única forma de mudar este cenário e conseguir cativar e engajar o torcedor brasileiro para uma “Corrente pra Frente” neste mundial é a conciliação de dois importantes pontos: As Vitórias da seleção dentro de campo, e um esforço de mídia e comunicação que agreguem valor e sentimento nacionalista ao povo. Entendo que conforme nossa seleção conseguir avançar com confiança e bom futebol na Copa, a atenção e expectativa da torcida vai crescer, e impulsionada por ações pontuais de mídia podem construir um novo cenário muito mais positivo e produtivo para todos os envolvidos, principalmente o mercado.

Dentre todas as ações que vi produzidas pelas empresas e mídia para esta Copa do Mundo, a única que me chamou atenção por conseguir atingir estes objetivos é a “Isso Muda o Jogo”, do Itaú. O Jingle “Mostra Tua Força Brasil” possui todas as características necessárias para essa “Corrente pra Frente”, e não é a toa que já vem sendo escolhido por muitos como o hino da Copa, mesmo sendo uma campanha publicitária. O sucesso deste tipo de campanha, aliado ao sucesso do Brasil dentro de campo pode plenamente “Mudar o Jogo” e tornar uma Copa que tinha tudo para ser um fracasso em todos os sentidos, uma Copa inesquecível para um país que ainda sonha em ser uma nação bem sucedida.



Fico na torcida para que o Brasil consiga dentro e fora de campo fazer um grande mundial, mas acima de tudo, espero que possamos crescer como nação, e saibamos separar o futebol da política que logo mais vai passar por sua Copa do Mundo exclusiva.



Confira o jingle da campanha do Itaú: “Isso Muda o Jogo”: https://www.youtube.com/watch?v=i9DYO645eTk



Um Grande Abraço e VAI BRASIL




E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para oferecermos um conteúdo com cada vez mais qualidade e relevância ao seu dia a dia.
a a dia.