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domingo, 19 de outubro de 2014

#ESPECIAL2TS As “Queridinhas do Brasil” As marcas preferidas pelo consumidor brasileiro!




Caro leitor,



Não basta conquistar, tem que fidelizar!


Essa frase diz muito sobre as preferências dos brasileiros quando o assunto é marcas de consumo, e desafios das grandes empresas.

Até alguns anos atrás, marcas se consolidavam na liderança de determinados segmentos e públicos alvos, deixando para as demais concorrentes apenas uma fatia de mercado. Com o crescimento de nossa economia interna, as empresas antes vistas como pequenas e sem presença conseguiram se equiparar nessa disputa pelo consumidor, em alguns casos até superando as expectativas, e causando grandes problemas e gastos para as grandes marcas se manterem na liderança.

Além da questão da melhoria da competitividade em nosso mercado interno, o crescimento econômico da população também proporcionou a oportunidade do consumidor adquirir produtos e marcas que antes eram apenas “sonhos de consumo”, o que abriu novas “trincheiras” de batalha para as empresas, que antes só se preocupavam em conquistar pelo preço, e agora tinham que se preocupar em oferecer um produto melhor, e diferenciais para conseguir o objetivo de fidelizar este novo cliente.

Com o poder de decisão nas mãos, o consumidor dessa nova geração esta cada vez mais propenso a mudar de marcas e hábitos de consumo, fazendo com que as empresas gastem verdadeiras fortunas para entender e acertar nos desejos e necessidades desse consumidor dos novos tempos.

Com base nesta mudança no perfil de consumo da sociedade brasileira que não se apega com o mesmo “amor” as marcas, diferente do que acontecia até alguns anos atrás, onde o consumidor se habituava a sempre consumir as marcas mais tradicionais de produtos, a Revista Super Varejo, em parceria com a empresa de consultoria Kantar Worldpanel (conceituada empresa de comunicação, mídia e pesquisa), divulgaram o já tradicional Ranking As Mais Mais.

Em sua 10ª edição, o Ranking traz o mais atualizado e abrangente estudo sobre as marcas líderes em nosso país, considerando para efeito de análise, o ano fechado de 2013 (janeiro a dezembro) por meio da consolidação de informações provenientes do Painel Nacional de Domicílios Kantar Worldpanel.

O estudo traz informações de todos os canais de compra que o consumidor utiliza, sejam eles formais ou informais, incluindo a venda realizada de porta em porta, além de lojas de presentes, feiras livres, cesta básica, camelos, entre outros. Para chegar aos números e marcas líderes, semanalmente, entrevistadoras da Kantar Worldpanel visitam domicílios espalhados por todo o Brasil, que representam 81% dos lares nacionais (mais de 49 milhões de domicílios), o equivalente a 91% do potencial de consumo nacional. A pesquisa é realizada através da coleta e documentação espontânea do comportamento de compra dos brasileiros para produtos alimentares, de higiene pessoal, limpeza doméstica, entre outros, abrangendo 136 categorias de produtos.

Nesta edição do Ranking As Mais Mais, o estudo aponta as cinco principais marcas em cada região. Para a classificação das cinco marcas líderes, foi utilizado como principal critério o volume de compras, e não o faturamento. O estudo não considera para efeito de definição de marca o critério extensão de linha, ou seja, ainda que a categoria apresente variações de sabor, tipo, cor e ação, entre outros, todas são consolidadas no total da marca. As regiões geográficas consideradas para esse estudo são: Grande São Paulo, Interior de São Paulo, Sudeste (MG/RJ/ES), Sul, Centro Oeste e Norte/Nordeste.

No estudo completo foram analisadas 136 categorias de produtos, desde itens cotidianos da cesta básica brasileira, até categorias curiosas como: Acessórios de unha, Alisante, Filtros de Papel, Limpador de vidros e Olhos Corporais. Para a produção de nossa matéria especial sobre este estudo publicado, definimos como pauta apresentar as categorias que consideramos mais presentes em nosso dia a dia, e algumas que identificamos como “sinônimo de categoria”, tamanha à liderança que exerce sobre o mercado. Inserimos em cada categoria breves comentários e observações a respeito do cenário atual do mercado, e como cada marca tem se posicionado para conquistar o consumidor.


Confira abaixo o Ranking com algumas das categorias analisadas pelo estudo da Revista Super Varejo em parceria com a consultoria Kantar Worldpanel.



 
ACHOCOLATADO
Região
Marca
Grande SP
Nescau
Interior de SP
Nescau
Sudeste (MG/RJ/ES)
Nescau
Sul
Nescau
Centro-Oeste
Toddy
Norte/Nordeste
Nescau
Brasil
Nescau

A marca Nescau (Nestlé) supera seu concorrente Toddy em praticamente todas as regiões do país, mostrando que o esforço de marketing e propaganda realizado pela empresa tem rendido resultados muito satisfatórios.



AÇÚCAR REFINADO
Região
Marca
Grande SP
União
Interior de SP
Alto Alegre
Sudeste (MG/RJ/ES)
União
Sul
Alto Alegre
Centro-Oeste
União
Norte/Nordeste
Vida Premium
Brasil
União

Disputa mais que acirrada na categoria Açúcar Refinado, apesar de toda a tradição do nome União, marcas como Alto Alegre e Vida Premium tem incomodado o líder do segmento.



ÁGUA MINERAL
Região
Marca
Grande SP
Bonafont
Interior de SP
Bonafont
Sudeste (MG/RJ/ES)
Inga
Sul
Imperatriz
Centro-Oeste
Pura
Norte/Nordeste
Indaiá
Brasil
Bonafont

A marca Bonafont (Danone) lidera o segmento de Águas Minerais na Grande São Paulo e Interior do Estado, mas perde a liderança em todas as demais regiões do país, sendo superada por marcar locais e regionais.



ÁMIDO
Região
Marca
Grande SP
Maisena
Interior de SP
Maisena
Sudeste (MG/RJ/ES)
Maisena
Sul
Maisena
Centro-Oeste
Maisena
Norte/Nordeste
Cremogema
Brasil
Maisena

A tradicional Maisena continua sendo sinônimo de categoria quando a questão é Amido de Milho. Apesar de ser superada por Cremogema nas regiões Norte e Nordeste, sua liderança continua inabalada.



BEBIDA A BASE DE SOJA
Região
Marca
Grande SP
Ades
Interior de SP
Ades
Sudeste (MG/RJ/ES)
Ades
Sul
Ades
Centro-Oeste
Ades
Norte/Nordeste
Ades
Brasil
Ades

Em uma categoria considerada recente pelos analistas, a marca Ades lidera o segmento em todas as regiões do país.



BISCOITOS RECHEADOS
Região
Marca
Grande SP
Trakinas
Interior de SP
Nikito
Sudeste (MG/RJ/ES)
Trakinas
Sul
Isabela
Centro-Oeste
Passatempo
Norte/Nordeste
Treloso
Brasil
Trakinas

Disputa acirrada entre as marcas preferidas de Biscoitos Recheados, com leve vantagem para Trakinas.




CAFÉ
Região
Marca
Grande SP
Pilão
Interior de SP
Caboclo
Sudeste (MG/RJ/ES)
3 Corações
Sul
Melita
Centro-Oeste
Sitio
Norte/Nordeste
Santa Clara
Brasil
Pilão

A tradicional marca Pilão continua liderando no âmbito nacional, mas já vê sua hegemonia ser ameaçada pelos altos investimentos realizados por seus concorrentes nesta categoria.



CEREAL MATINAL
Região
Marca
Grande SP
Sucrilhos
Interior de SP
Sucrilhos
Sudeste (MG/RJ/ES)
Sucrilhos
Sul
Nescau
Centro-Oeste
Sucrilhos
Norte/Nordeste
Nescau
Brasil
Sucrilhos

Apesar do crescimento da marca Nescau na categoria Cereal Matinal, Sucrilhos continua sendo líder e praticamente um sinônimo de categoria.



CERVEJA
Região
Marca
Grande SP
Skol
Interior de SP
Brahma
Sudeste (MG/RJ/ES)
Antarctica
Sul
Skol
Centro-Oeste
Skol
Norte/Nordeste
Skol
Brasil
Skol

Uma das mais tradicionais guerras do mercado consumidor brasileiro. A famosa “Guerra das Cervejas” continua sendo vencida com larga vantagem pela Skol, mas os investimentos em publicidade e marketing, aliado aos hábitos de consumo do público alvo provocam mudança no cenário em algumas regiões.



CHINELO
Região
Marca
Grande SP
Ipanema
Interior de SP
Havaianas
Sudeste (MG/RJ/ES)
Havaianas
Sul
Havaianas
Centro-Oeste
Havaianas
Norte/Nordeste
Havaianas
Brasil
Havaianas

Mesmo com o crescimento da marca Ipanema, principalmente na Grande São Paulo, a marca Havaínas continua líder isolada na categoria, utilizando-se de sua mudança de posicionamento para fidelizar clientes em praticamente todas as classes sociais nos últimos anos.



CHOCOLATE
Região
Marca
Grande SP
Bis
Interior de SP
Especialidades Nestle
Sudeste (MG/RJ/ES)
Garoto
Sul
Especialidades Nestle
Centro-Oeste
Lacta Grandes Sucessos
Norte/Nordeste
Garoto
Brasil
Garoto

Outra categoria com disputa acirrada e que vai de encontro à preferencias de hábitos de cada região. Garoto mantém a liderança em âmbito nacional, mas assiste atenta ao crescimento de suas principais concorrentes em caráter nacional.



CREME DENTAL
Região
Marca
Grande SP
Colgate
Interior de SP
Colgate
Sudeste (MG/RJ/ES)
Colgate
Sul
Colgate
Centro-Oeste
Colgate
Norte/Nordeste
Colgate
Brasil
Colgate

A marca Colgate lidera em todas as regiões do país, com uma curiosidade, sua principal concorrente, o creme dental Sorriso é a segunda linha de produtos do grupo Colgate, e fica na vice-liderança em todas regiões pesquisadas.



DETERGENTE LOUÇAS
Região
Marca
Grande SP
Ype
Interior de SP
Ype
Sudeste (MG/RJ/ES)
Ype
Sul
Ype
Centro-Oeste
Ype
Norte/Nordeste
Ype
Brasil
Ype

Mais um bom exemplo do retorno positivo do investimento em propaganda, publicidade e merchandising. A marca Ype lidera a categoria de Detergentes de Louças em todas as regiões do país, sendo seguida em todos os casos por Limpol, que perdeu o posto nos últimos anos principalmente por ter saído da memória de suas consumidoras. Talvez um efeito da ausência do famoso “garoto Limpol”.



ESPONJA DE AÇO
Região
Marca
Grande SP
Bombril
Interior de SP
Bombril
Sudeste (MG/RJ/ES)
Bombril
Sul
Bombril
Centro-Oeste
Bombril
Norte/Nordeste
Bombril
Brasil
Bombril

Mesmo disputando com o investimento pesado de seu maior concorrente, a Assolan, a marca Bombril se mantém na liderança da categoria “Esponja de Aço”, sendo considerada praticamente um sinônimo de categoria.



LEITE LONGA VIDA
Região
Marca
Grande SP
Italac
Interior de SP
Jussara
Sudeste (MG/RJ/ES)
Itambé
Sul
Tirol
Centro-Oeste
Italac
Norte/Nordeste
Piracanjuba
Brasil
Tirol

Em uma categoria regida em boa parte pelo preço, a marca Italac registra liderança nas regiões Grande São Paulo e Centro Oeste, mas é superada no âmbito nacional pela marca Tirol, devido seu maior volume de venda. A concorrência nesta categoria é enorme, e controla principalmente pelas promoções e menores preços, fatores que tornam o hábito de consumir uma mesma marca algo ainda mais ocasional.




LINGÜIÇA
Região
Marca
Grande SP
Sadia
Interior de SP
Sadia
Sudeste (MG/RJ/ES)
Sadia
Sul
Sadia
Centro-Oeste
Sadia
Norte/Nordeste
Sadia
Brasil
Sadia

Em mais uma categoria de disputa acirrada, a marca Sadia lidera em todas as regiões do país, reflexo do alto investimento realizado pela empresa em propaganda, merchandising e negociações comerciais que tornam seu preço ainda mais competitivo e atrativo para o consumidor.



MAIONESE
Região
Marca
Grande SP
HELLMANN'S
Interior de SP
HELLMANN'S
Sudeste (MG/RJ/ES)
HELLMANN'S
Sul
HELLMANN'S
Centro-Oeste
HELLMANN'S
Norte/Nordeste
HELLMANN'S
Brasil
HELLMANN'S

Praticamente um sinônimo de categoria, a marca Hellmann’s lidera a categoria de Maioneses em todas as regiões do país, sendo disparada a marca mais consumida pelos brasileiros neste mercado. A qualidade do produto neste caso supera os atrativos de preços oferecidos por marcas concorrentes.


 
MARGARINA
Região
Marca
Grande SP
Qualy
Interior de SP
Qualy
Sudeste (MG/RJ/ES)
Qualy
Sul
Qualy
Centro-Oeste
Delicia
Norte/Nordeste
Deline
Brasil
Qualy

O tradicional conceito de “Comercial de Margarina” incorporado em boa parte dos casos pela marca Qualy auxiliou no crescimento e consolidação da marca na categoria Margarina, fazendo com que a mesma ocupe a liderança em quase todas as regiões do país.



REFRIGERANTE
Região
Marca
Grande SP
Coca - Cola
Interior de SP
Coca - Cola
Sudeste (MG/RJ/ES)
Coca - Cola
Sul
Coca - Cola
Centro-Oeste
Coca - Cola
Norte/Nordeste
Coca - Cola
Brasil
Coca - Cola

Nenhuma outra marca pode se considerar tão líder em sua categoria como acontece com a Coca-Cola nos Refrigerantes. Líder em todas as regiões do país, a mundialmente famosa marca praticamente não sofre com as pressões provocadas por preços promocionais e ações de publicidade de suas concorrentes. Vale ressaltar os altos investimentos que a Coca realiza para se manter firme nessa liderança. Na segunda posição da categoria, a disputa é acirrada entre Pepsi, Fanta e Guaraná.




SORVETES
Região
Marca
Grande SP
Kibon
Interior de SP
Jundiá
Sudeste (MG/RJ/ES)
Kibon
Sul
Kibon
Centro-Oeste
Kibon
Norte/Nordeste
Zecas
Brasil
Kibon

Kibon se mantém líder isolada na categoria Sorvetes, reflexo da qualidade e ações de marketing realizadas pela empresa. Apenas nas regiões Norte e Nordeste a Kibon é superada pela marca Zecas, um concorrente regional que não parece oferecer risco à sua hegemonia nacional.




SUCO EM PÓ
Região
Marca
Grande SP
Tang
Interior de SP
Tang
Sudeste (MG/RJ/ES)
Fresh
Sul
Tang
Centro-Oeste
Fresh
Norte/Nordeste
Fresh
Brasil
Tang

Tang e Fresh fazem uma disputa das mais acirradas na categoria Suco em Pó, com leve vantagem para Tang por seu maior volume de vendas. Mesmo assim, uma ressalva pelo enorme investimento que a marca vem tendo com publicidade nos últimos anos, o que faz seu preço maior em comparação com os demais concorrentes ser amenizado pela qualidade e projeção do produto.




XAMPU
Região
Marca
Grande SP
Seda
Interior de SP
Seda
Sudeste (MG/RJ/ES)
Seda
Sul
Seda
Centro-Oeste
Seda
Norte/Nordeste
Seda
Brasil
Seda

A marca Seda lidera a categoria de Xampu com todas as regiões do país, com a curiosidade de da vice-liderança ser da marca Palmolive seguida pela Tresemmé em todas as regiões do país.



Enfim, nesse estudo foi possível identificarmos como o consumidor brasileiro tem alterado seus hábitos de consumo nos últimos anos, se mantendo fiéis em determinadas categorias, e sendo influenciando e trocando frequentemente de marcas em outros casos.

O mais importante disso tudo é podermos identificar que cada vez mais os consumidores estão com o poder de decisão nas mãos, o que faz as empresas terem ainda mais preocupação e atenção para oferecer ao mercado produtos e serviços que atendam não apenas as necessidades e desejos de consumo do mercado, mas também seus interesses e expectativas.
Do contrário, a fila anda...




Um Grande Abraço e Boas Compras!




Fonte: www.supervarejo.com.br
Fonte: Edição Especial Revista Super Varejo – As Mais Mais (Mix Completo)




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#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
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