Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

#CURTI2TS O Perfil dos Espectadores de Reality Shows




Caro leitor,

 

Em meio a tantos questionamentos sobre a discutível qualidade ou completa falta de qualidade dos Realities Shows brasileiros (Big Brother Brasil e A Fazenda), pesquisa realizada pela Ipsos MediaCT e divulgada pelo site Meio e Mensagem identificou o perfil dos espectadores que acompanham a estes programas com frequência.


O estudo foi realizado com a participação de 53 mil pessoas, localizadas nas 13 praças em que o instituto de pesquisas atua no país. Confirmando o que muitos, inclusive eu, já suspeitava, a grande maioria dos espectadores que assistem a este formato de programa são mulheres, tendo uma fatia de 61% contra 39% dos homens. Entre as classes sociais, aqueles que pertencem à classe C correspondem à maioria dos espectadores assíduos, representando 52%, enquanto 38% pertencem à classe A e B, e apenas 10% são membros das classes D e E. Quanto a idade, os adultos são grande maioria, tendo uma representatividade de 49%, contra 35% de adolescentes, e 16% de idosos.

Um dado muito interessante analisado pelo Ipsos neste estudo foi o mapeamento das capitais do país que mais possuem fãs de reality shows. De acordo ao divulgado, os moradores de Brasília são os que mais acompanham este segmento de programa, com 28% dos entrevistados declarando assistir com frequência a reality shows. Em segundo lugar ficaram os soteropolitanos, com 21%, e na terceira colocação, os paulistanos, com 20%. Outro dado curioso apurado pelo instituto na pesquisa, e que comprova uma mania dos brasileiros, é que boa parte dos entrevistados afirmou assistir aos programas realizando outras atividades. A pesquisa identificou que 63% das pessoas que participaram do estudo costumam fazer refeições durante o programa, enquanto 38% dizem conversar com outras pessoas, e 23% falam no celular ao mesmo tempo em que assistem ao reality.

Falar de Big Brother Brasil e/ou A Fazenda sempre gera muita polemica e discussão. Existem aqueles defensores e “formadores de opinião” que alegam que este tipo de programa nos aliena da realidade de nossa sociedade, e nos diverte com futilidades e besteiras que pouco nos agregam como cidadãos. Para esta fatia que chega até a criar campanhas para tentar desestimular o espectador, a melhor alternativa para o horário do programa seria desligar a tv e ler um livro. O que eles consideram uma ideia bem mais culta, e que eu considero pura demagogia e “cagação de regra”. Em contrapartida, existe a fatia que defende este tipo de programa como se mostrasse “a verdade sobre o Brasil”... 




Sinceramente, nem tanto ao céu, e nem tanto ao mar... Não concordo que um reality show mostre a realidade sobre as pessoas, afinal de contas, todos os participantes deste tipo de programa estão expostos a situações e motivações que não são naturais de nosso dia a dia, por isso não gosto de considerar que alguém lá dentro da casa ou fazenda agiria da mesma forma lá e aqui fora.

Quanto a alienação e futilidade, concordo que um reality show nesse formato não agrega muito conhecimento relevante. Um livro, por exemplo, nos traria muito mais valor intelectual. Porém, o que muitos não entendem quando deixam suas opiniões em blogs, fóruns, Fan Pages e Twetts, é que cada um tem seu livre arbítrio pra escolher o que quer assistir, e isso necessariamente não afeta a vida dos demais.

Infelizmente, o que tenho lido nestes últimos dias pela web são declarações de pessoas que se acham melhores do que outras pelo simples fato de ouvir musica clássica ou assistir um documentário, enquanto outros assistem ao “paredão” do BBB, por exemplo. Será que é isso mesmo? Será que a sua opção referente ao que assistir na Tv pode te definir como uma pessoa melhor ou pior do que outra?

Galera, vamos respeitar a escolha de cada um... Se você não gosta, ok, não assista... Se você gosta, assista... Ninguém é melhor ou pior por esse simples fato, mas sim de até que ponto você se deixa influenciar por argumentos e opiniões que não condizem com as suas...

Pense nisso, argumente menos, critique menos, e seja mais feliz! Assistindo ou não ao BBB!


Obs. Eu assisto!

 

E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.