Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 8 de abril de 2015

#CURTI2TS Dica de Filme: Chef! Uma aula de Empreendedorismo




Caro leitor,



Confesso que filmes que retratam assuntos relacionados ao universo dos negócios e empreendedores de sucesso pouco tem me inspirado nos últimos anos. Sinceramente, não sou um grande fã daqueles clichês sobre nunca desista dos seus sonhos, trabalhe 25 horas por dia e trate seus funcionários e família como desconhecidos. Não trabalho desta forma, não ajo desta forma, e por isso, entendo que este perfil NUNCA me levará ao sucesso.

Sendo assim, acabei sendo um tanto relutante para assistir o filme CHEF, mesmo este contendo um bom numero de elogios e comentários sobre seu conteúdo. Enfim, após muita reflexão, em uma noite de pouco sono acabei perambulando pelo Netflix e encontrei o filme como um dos grandes atrativos do site. Acho que foi um sinal...

Comecei a assistir o filme, e para minha grata surpresa me vi diante de um dos melhores filmes sobre empreendedorismo e marketing que já tive a oportunidade de assistir em toda minha vida. Mais do que uma aula que todo empreendedor deve assistir, o filme é bem humorado, dinâmico, divertido e com uma linguagem clara que mostra a realidade do dia a dia de muitos novos empreendedores pelo Mundo. Ou seja, no final das contas foram duas horas de excelente conteúdo e ótimo entretenimento.

Alguns dos pontos que mais me chamaram a atenção ao longo do filme, foi a forma dinâmica e didática como o autor e roteiristas trabalharam a questão do poder das Redes Sociais, a velocidade da "viralização" de conteúdo e a forte influencia que plataformas como os blogs exercem atualmente sobre a formação de opinião das pessoas. O tema foi tratado com incrível acerto, e mostrou com perfeição que a mesma ferramenta que cria heróis, também pode criar vilões se não usada adequadamente. Ao longo do filme, as Redes Sociais se tornam parte integrante de um bem sucedido Plano de Marketing Digital, que acaba permeando toda a trajetória dos personagens principais durante a estória.

Mais do que falar apenas de boa comida e excelentes estratégias de Marketing Digital, o filme também apresenta situações muito comuns a todo e qualquer profissional e/ou empreendedor, principalmente quando falamos de pessoas que ainda estão confusas quanto ao momento certo de abrir mão da zona de conforto do emprego e se jogar no universo do empreendedorismo. Além disso, o filme também lida de forma discreta e inteligente sobre temas como: Buscar a todo instante a paixão pelo o que se faz, manter a ética profissional, foco na satisfação do cliente, diversificar o negócio quando necessário, manter a mente aberta para novidades e mudanças, e conseguir entender quando é a hora de abandonar uma idéia, ou insistir em algo que inicialmente não parece tão promissor.

Curiosamente, o filme vem de encontro com duas situações atuais em nosso país. A primeira delas é o relevante aumento de pessoas que, segundo pesquisas, demonstram interesse em abrir seu próprio negócio em um futuro próximo, apresentando assim um sinal de que o brasileiro esta cada vez mais motivado ao empreendedorismo. A segunda situação, é a febre dos "Food Trucks" que se espalham pelo Brasil. Não dá pra assistir o filme e não fazer um rápido comparativo com o cenário que muitos empreendedores tem investido neste momento.

Outro ponto curioso que o filme deixa como pano de fundo para refletirmos, é que o personagem principal não buscava apenas o ganho financeiro em seu novo negócio, pois isso ele já tinha em seu emprego anterior. Na verdade, a maior busca esta relacionada a qualidade de vida, liberdade de criação, flexibilidade de horário de trabalho, e ser dono do seu próprio destino profissional, pontos estes que se tornam cada vez mais atraentes para quem esta no caminho de abrir seu próprio negócio. 



A seguir fiz uma breve relação de alguns momentos do filme que merecem sua maior atenção, pois considero estes como uma espécie de curso intensivo para quem esta no caminho do empreendedorismo:

1 - Você Não Vai Começar Por Cima
Por mais que este seja quase um clichê do empreendedorismo, se trata de uma grande realidade. Nenhuma escada se começa pelo ultimo degrau, então, se prepare para colocar a mão na massa e construir sua história de sucesso degrau por degrau. Nesta parte do filme, o personagem principal recebe o trailer que lhe foi prometido para iniciar o negócio. Diferente do que ele esperava, o caminhão chega todo sujo, repleto de problemas e prometendo muito trabalho e suor para conseguir se tornar realidade.

2 - Colocar a Mão na Massa SEMPRE
Ser um empreendedor não significa apenas contratar pessoas e dar ordens, muito pelo contrário, a maior parte do trabalho duro será feito por você, pelo menos no começo. No filme, o Chef precisa colocar a mão na massa para fazer a limpeza do trailer, as compras para a cozinha, a divulgação da marca, e ainda atender os clientes e preparar as refeições. Enfim, não espere vida mole.

3 - Ajuda é Sempre Bem-Vinda
Por mais que você tenha tudo sobre seu controle, uma boa ajuda é sempre bem-vida, ainda mais quando estamos iniciando um novo negócio. Neste ponto do filme, o Chef recebe a ajuda do filho dele (que tinha apenas 10 anos de idade), e do ex-ajudante do restaurante ao qual ele trabalhava. Todos desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do negócio.

4 - Atenção e Respeito aos Clientes
Mesmo sendo mais um clichê do mundo dos negócios, infelizmente muitas empresas não respeitam este valor, e acabam perdendo clientes e principalmente o respeito e admiração deles pela marca. No filme, o Chef tem uma preocupação digna com a qualidade do que ele servirá, e com a satisfação de seus clientes. Em determinada cena, logo quando eles iniciam a produção dos lanches, o Chef decide oferecer alguns gratuitamente para operários que os ajudaram a colocar o fogão dentro do trailer. Durante o preparo, um dos lanches acaba queimando na chapa, e quando perguntando pelo filho o motivo de não servir aquele queimado aos operários, visto que os mesmos estavam comendo de graça, o Chef responde ao menino e dá uma verdadeira aula sobre empreendedorismo e foco no cliente. Não deixe de prestar atenção nesta cena, vale muito a pena.

5 - Propaganda é a Alma do Negócio
Apesar de não acreditar 100% nesta frase, não podemos discutir que uma boa propaganda é fundamental para o sucesso de uma marca, principalmente quando ela ainda é desconhecida pelo público consumidor. No filme, o Chef e sua equipe tem atenção redobrada nesta questão, e desenvolvem bem produzidas ações de Marketing Digital, personalização do trailer e comunicação através de carro de som. Com estas ações, em pouco tempo a marca cria uma forte identidade, atrai e fideliza clientes, e se destaca no mercado, atraindo a atenção e novas oportunidades de negócio.


Em resumo, o filme é ótimo, surpreende e proporciona um excelente conteúdo para todos aqueles que tem seu negócio próprio, ou que ainda buscam uma oportunidade de entrar no universo do empreendedorismo.


O filme  é altamente indicado para todos, minha única contra indicação é quanto a assisti-lo se você estiver de dieta, neste caso vai se tornar um péssimo negócio para a sua balança.

Fica a Dica, espero que todos apreciem este filme da mesma forma como eu apreciei!



SINOPSE DO FILME:

Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa (Sophia Vergara) para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-221413/

Trailer: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-221413/trailer-19539223/




Aproveite para deixar a sua opinião e sugestão de outros filmes sobre empreendedorismo que você gosta.



E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.