Visualizações de página do mês passado

sábado, 30 de maio de 2015

#ESPECIAL2TS 10 Lições de Empreendedorismo com “O Poderoso Chefão”


Caro leitor,



Não é segredo pra ninguém que sou um grande fã do filme “O Poderoso Chefão”, na verdade, considero este como meu filme favorito de todos os tempos.

Mais do que uma brilhante estória recheada de drama, ação e mafiosos, O Poderoso Chefão é uma obra de arte composta por características únicas que o tornaram uma referencia para escritores, diretores, atores, e para o mercado do cinema como um todo até os dias de hoje.  Sinceramente, poderia listar uma infinidade de adjetivos para “tentar” descrever esta incrível trilogia, mas vamos seguir em frente, afinal de contas, este não é o objetivo principal deste post.

Além de ser um marco na história do cinema, O Poderoso Chefão deixou um enorme legado em outra importante área, o empreendedorismo. Apesar de ser um filme que retrata o dia a dia da mais tradicional família mafiosa dos Estados Unidos, a obra nos apresenta um maravilhoso leque de dicas e lições sobre como gerenciar um negócio, liderar uma equipe e sobreviver em um mercado tão competitivo. Calma, não estou dizendo pra ninguém investir em negócios ilícitos ou abrir sua própria “franquia” da máfia, e sim para analisar a profundidade dos exemplos que este filme nos mostra, transferindo este aprendizado para nosso cotidiano no trabalho, seja ele como profissional ou empreendedor.

Pensando em todas as lições que Don Corleone e sua família nos deixaram a respeito do universo dos negócios, decidi elaborar aqui no blog uma lista com as 10 principais lições que este filme deixa pra quem tem seu próprio empreendimento, ou mesmo pra quem tem o desejo de um dia ser o seu próprio chefe. Todas as dicas foram produzidas com base no filme, e estão prontas para serem colocadas em prática. 


Confira a lista e inspire-se:






1 – SAIBA DELEGAR
Don Corleone e os filhos dificilmente participam dos “serviços” que precisam ser realizados pela família. Em todos os casos eles delegam trabalhos para os “colaboradores” com uma detalhada descrição do que precisa ser feito. Desta forma, o foco de Don fica para liderar a equipe e cuidar de ações estratégicas em âmbitos bem mais amplos. Apesar de ser uma coisa difícil para muitos, delegar tarefas é essencial para todo bom líder empreendedor, afinal de contas, é impossível e acima de tudo improdutivo tentar fazer todas as coisas dentro de uma empresa. Confie em sua equipe, mantenha-a motivada e saiba utilizar as qualidades de cada um dos membros para o crescimento do negócio.


2 – FIQUE DE OLHO NA CONCORRÊNCIA
“Mantenha seus amigos perto, e seus inimigos mais perto ainda”. Esta frase mostra a acertada preocupação que Don Corleone tinha em nunca tirar os olhos de seus inimigos, afinal de contas, qualquer descuido poderia ser fatal. Em nosso cotidiano podemos adaptar esta frase para a frequente análise que precisamos ter para com os concorrentes de nossas marcas. Mesmo quando nos tornamos a “marca a ser alcançada” e uma referencia no mercado para as demais, nunca devemos nos descuidar do que a concorrência esta fazendo para melhorar. Não desviar o olhar dos concorrentes é com certeza uma das chaves para você jamais sair do topo do seu negócio.



3 – PODEROSA REDE DE NETWORKING
Don Corleone era conhecido e respeitado pela enorme e poderosa rede de contatos que possuía. Em sua rede estavam juízes, advogados, policiais, artistas, empresários dos mais diversos segmentos e mais uma enorme lista de pessoas que estavam à sua disposição, ou em seu bolso pra ser mais especifico. “Algum dia, e esse dia pode nunca chegar, eu vou lhe pedir para fazer um serviço para mim. Mas até esse dia, aceite essa justiça, como um presente”. Esta celebre frase foi dita por Don Corleone para um “amigo” durante o casamento da filha, e marca exatamente a importância e de manter uma boa rede de contatos. É claro que a maioria dos “serviços e favores” realizados pelos amigos de Don Corleone não fazem parte de uma categoria muito exemplar, mas o conceito de networking pode ser perfeitamente adaptado para os dias atuais. No atual mundo corporativo as parcerias e convênios são fundamentais para a construção de negócios bem sucedidos. Efetivar este tipo de relação abre a possibilidade de conquista de novos mercados, novos públicos e novos negócios com maior eficiência do que com uma entrada “solitária”.


4 – SEJA EXIGENTE
Existe um ditado de que “O Bom é o maior Inimigo do Ótimo”. Apesar desta frase não fazer parte do filme, retrata perfeitamente a forma como Don Corleone comandava seus negócios. Apesar de ser um homem de família, carismático e muito ligado a seus amigos e colaboradores, o Don sabia a forma correta de cobrar resultados com respeito e exigir um trabalho mais eficiente de sua equipe quando necessário. Saber a forma de se comunicar com a equipe é fundamental para o sucesso de um bom líder empreendedor, pois atitudes incoerentes provocam reações inversas, provocando desmotivação, irritação e resultados abaixo do esperado.


5 – SEJA MAIS RACIONAL
Administrar um negócio é uma tarefa que precisa de uma junção de características e qualidades do empreendedor, e uma das mais importantes é a racionalidade na hora de tomar decisões. No “O Poderoso Chefão”, o filho mais velho de Don Corleone, Sonny, é o sucessor natural do negócio, mas sofre com o excesso de atitudes impulsivas e impensadas que realizada em seu cotidiano. Sabendo deste ponto fraco, seus inimigos criam uma situação onde se aproveitam desta característica para armar uma emboscada, e assim assassina-lo em uma das cenas mais dramáticas e tensas da história do cinema. Uma dose emocional é importante para administrar o negócio, afinal de contas, estamos lidando com pessoas e seus sentimentos, mas na grande maioria dos casos é o fator racional que precisa ser levado com mais atenção para evitar a tomada de decisões sem critério. No dia a dia do empreendedor devemos analisar todos os fatores que compõem o cenário antes de decidir pela solução a ser aplicada, evitando o pensamento mais emocional, e criando uma estrutura sólida para uma correta decisão.




6 – MANTENHA SEUS VALORES
Mesmo tratando-se de um mafioso, Don Corleone tinha seus princípios e valores, e não abria mão de alguns deles. Em uma importante cena do filme, os chefes de todas as grandes famílias do país se reúnem para discutir o futuro dos negócios, e alguns deles cogitam a possibilidade da entrada no ramo das drogas. Ao contrário do que todos queriam, Don Corleone vai na contramão da maioria, e não aceita com bons olhos a venda de drogas, o que cria uma verdadeira guerra entre as famílias. Manter-se fiel ao que acredita é ponto chave para o sucesso de um negócio, e não estou me referindo apenas aos conceitos de empreendimento, mas também e principalmente ao de pessoa. Seja ético em todas suas atitudes como pessoa e profissional, e leve isto para dentro de sua empresa, assim sua marca será um reflexo da imagem admirável que você construiu ao longo do tempo.


7 – PERSUASÃO É A ALMA DO NEGÓCIO
Don Corleone também era conhecido e respeitado por ser um homem “muito persuasivo” e de fazer propostas “irrecusáveis”. A cena mais marcante que representa esta característica acontece quando seus “colaboradores” colocam uma cabeça de cavalo na cama de um diretor de cinema que não queria dar o papel para o sobrinho de Don Corleone em um filme. Com um recado tão “carinhoso” o diretor acabou aceitando e deu o papel ao rapaz sem maiores reclamações. Ser persuasivo não é necessariamente aterrorizar as outras pessoas, mas sim deixa-los em uma situação (ética e dentro da lei) onde seja praticamente irrecusável sua proposta de negócio. Ter o controle de uma negociação e saber exatamente o seu objetivo nela é o primeiro passo para alcançar o resultado desejado, o restante é fruto da preparação e conhecimento a respeito dos pontos considerados importantes por quem esta do outro lado da mesa.


8 – DIVERSIFICAR OS NEGÓCIOS
No terceiro filme da trilogia, Don Corleone começa a diversificar seus negócios, e mantendo seu estilo altamente persuasivo busca oportunidades de crescimento em novos mercados, agora dentro da lei. Para um empreendedor em tempos modernos é fundamental ter a visão ampla do negócio, e saber a hora de migrar para novos públicos e negócios. Ser flexível às mudanças é uma característica que poderá ser o ponto chave para o sucesso ou fracasso do seu empreendimento. Mantenha a mente e as portas abertas para se reinventar quando e como for preciso.


9 – NÃO TENHA MEDO DO FRACASSO
Don Corleone também fracassou em alguns momentos de sua história, tanto no âmbito profissional como no familiar. Fracassar não é uma exclusividade dos novos empreendedores, grandes líderes e exemplos de sucesso já tiveram seus fracassos antes de conquistarem o sucesso, por isso entenda que ele também pode fazer parte de sua trajetória, e caso aconteça, deve ser filtrado ao máximo para que as decisões erradas sejam transformadas em lições e aprendizado para seu crescimento.




10 – CUIDE DA FAMÍLIA
Considero este como o maior exemplo que Don Corleone nos deixou. Apesar de ser um mafioso e homem rígido, ele sempre esteve próximo à família, cuidando dos filhos, da esposa, dos netos, dos amigos, e buscando sempre o melhor para todos eles. Esse aprendizado precisa ser aplicado constantemente em nossas vidas, pois só o trabalho não tem condições de nos oferecer tudo o que precisamos para alcançar a felicidade. Seja determinado no trabalho, mas jamais deixe sua família em segundo plano. Cuidar da família é fundamental não apenas para quem busca ser um empreendedor de sucesso, mas principalmente pra quem quer se tornar uma pessoa de sucesso na vida como um todo.



Enfim, espero que todos tenham gostado de nosso post que mostrou o lado empreendedor e didático de um dos maiores filmes que o cinema já produziu em todos os tempos. Aproveitem o conteúdo, sigam as lições e construam o seu caminho de seu sucesso!




Um Grande Abraço e Muito Sucesso!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.