Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 10 de junho de 2015

#REFLETIR2TS Um Mundo de Aparências!


Caro leitor,


Ser ou não ser, eis a questão! A conhecida frase escrita por William Shakespeare e proferida pelo personagem Hamlet na peça: “A Tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, é com certeza uma das mais famosas e importantes da história da literatura mundial em todos os tempos. Apesar de ter sido escrita entre 1599 e 1602 (segundo historiadores) este ato de plena reflexão ainda é constantemente debatido até os dias de hoje por filósofos e escritores.

Mesmo sendo uma reflexão tão antiga, a frase continua fazendo grande sentido, principalmente na sociedade atual. Infelizmente, hoje em dia vivemos em um universo social onde SER tornou-se sinônimo de TER, e onde as aparências falam mais alto do que nossas atitudes e pensamentos.

TER o carro do ano significa SER bem sucedido, TER um corpo malhado pela academia (e por cirurgias plásticas) significa SER uma pessoa atraente, ainda que a bela embalagem venha completamente “vazia”, e por aí vamos... Afinal de contas, o que realmente vale hoje em dia é parecer alguém importante, parecer alguém feliz, parecer alguém que se importa com os outros, e parecer alguém que não se importa com o que os outros pensam sobre si. Nunca fomos tão carentes de aprovação, fato este que as Redes Sociais só vem a evidenciar em nossas relações com pessoas que nem ao menos conhecemos.

Além de nossa incessante busca pela aprovação alheia em tudo aquilo que fazemos e mais que depressa “postamos”, vivemos uma loucura consumista para adquirir o carro do ano, o celular de ultima geração, a roupa da moda e tantos outros supérfluos que nos garantirão o ingresso em uma comunidade de pessoas “aprovadas” pela sociedade. Ter hábitos como os citados anteriormente são uma espécie de chancela para comprovar que somos pessoas importantes, legais, diferenciadas, e que estar ao nosso lado deve começar a ser o seu próximo objetivo de vida. SER deixou de SER o suficiente a partir do momento que percebemos que era mais fácil TER para parecer e principalmente aparecer.

Essa semana fiquei conhecendo por meio de um amigo alguns aplicativos que os “solteiros(as)” estão usando pra se conhecer. Vale ressaltar que fazem mais de 7 anos que estou fora desse mercado. Curiosamente, a esmagadora maioria desses cupidos da Era Digital são baseados (quase que apenas) nas fotos das pessoas, com praticamente ninguém gastando duas linhas pra escrever sobre suas preferencias e gostos. Mais uma vez, o universo social abandona o interesse em quem você é, para buscar apenas o visual, o bonito, a imagem atraente e perfeita que lhe trará a tal “Felicidade” plena.

Não sou contrário esse tipo de plataforma, afinal de contas seria um hipócrita se não defendesse essas ferramentas modernas, tendo eu conhecido minha noiva através de uma delas. Mas, sinceramente, eram outros tempos (não sou tão velho), mas trocávamos ao menos alguns dias de conversa por E-mail e SMS antes de passar o MSN e Orkut um do outro (Sim, nem sempre existiu o Facebook e WhatsApp). Esse tempo era suficiente para nos conhecermos melhor, identificar os gostos, desejos comuns, e procurar o nome da pessoa na lista da policia pra se certificar que não tratava de ninguém maluco, só então partíamos para o visual da coisa. Hoje em dia tudo é mais rápido. Pra que perder tempo conversando? Vamos logo ao que interessa, se você for bonita (o) marcamos um encontro, do contrário te apago da minha lista e seguimos nossas vidas.

Em resumo, toda essa complexa filosofia de vida que vivemos representa apenas uma coisa: A Busca pela Felicidade. O problema é que agora não basta mais “apenas” ser Feliz, é preciso parecer feliz mais que tudo, e nesse ponto acabamos nos confundindo e ficando em muitos casos apenas com a aparência e esquecendo o real sentimento.

É meus amigos, o mundo mudou... E neste mundo de aparências são justamente elas que nos enganam. Ou nós que nos enganamos?


Obs. Os termos: MSN, Orkut, SMS e E-mail eram as formas mais “descoladas” de comunicação a longínquos 10 anos atrás.



Um Grande Abraço e Reflita!











E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.