Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 20 de julho de 2015

#ESPECIAL2TS 5 Passos pra Criar um Jingle de Sucesso!




Caro leitor,


Todos sabem que sou um apaixonado por jingles, prova disso é que já postei por aqui diversos assuntos relacionados a esta maravilhosa ferramenta da propaganda.

Considero os jingles como uma das mais eficientes e criativas estratégias de publicidade, apesar de muitas marcas parecerem não acreditar nisso. Me lembro que nos anos 90 e até o começo dos 2000 era comum vermos na televisão e ouvir nas rádios vários bons  jingles que marcavam época, e consolidavam empresas no mercado. Porém, nos últimos tempos tem se tornado cada vez mais raro a presença deles no plano de comunicação e marketing das empresas e agencias de publicidade.

Criar um bom jingle não é tarefa das mais fáceis, talvez por isso, agencias e marcas tem preferido apostar cada vez mais em outras estratégias e formatos de anúncio em suas campanhas. Não existe uma fórmula mágica para produzir um jingle de sucesso, mas existem algumas ferramentas que devem ser utilizadas na construção de um jingle, pois podem aumentar consideravelmente a probabilidade dele ser bem sucedido perante o público.

Não me contento apenas em ouvir jingles, gosto de aproveitar um pouco do meu tempo livre e alguns insights para de vez em quando produzir peças experimentais para marcas que acredito terem potencial para a implantação dessa ferramenta. Ainda que estes meus materiais sejam produzidos de forma amadora como uma espécie de hobbie, confesso que o resultado que eles conquistaram no canal da 2t’s no Youtube chamam a atenção. Além disso, a interação do público através de comentários e elogios sobre as peças me mostra que apesar do “amadorismo”, os jingles que criei são interessantes, e até poderiam fazer parte da campanha dessas marcas, desde que produzidos com um melhor acabamento, é claro.

Pensando nessa minha experiência e paixão pelos os jingles, elaborei uma breve lista com 5 Passos que considero essenciais para todos que desejam produzir um bom jingle. Como disse anteriormente, não existe fórmula mágica ou bola de cristal pra prever se a peça fará ou não sucesso, mas com a implantação dessas dicas durante o processo de criação, a probabilidade de acerto se torna muito maior.


Confira 5 Passos para Criar um Jingle de Sucesso:

1 – PALAVRAS CHAVE
Antes de pensar na melodia ou nas possíveis rimas do jingle, é fundamental que o profissional criativo identifique quais são as palavras chave do produto/marca. Em geral, o briefing cedido pela empresa para a agencia trará essas informações, mas em todo caso, uma breve pesquisa com consumidores pode ajudar a enxergar por outro âmbito como a marca é vista e desejada por seu público alvo. Por exemplo, no caso de uma nova marca de água mineral, podemos destacar as palavras: Leve, saudável, refrescante, alegre, entre outras que possam fazer parte do jingle. Essa fase é essencial no processo, pois auxiliará a equipe durante o Brainstorm, destacando as principais características do produto e da marca, pontos que são obrigatórios em todo bom anúncio, seja ou não um jingle.


2 – MELODIA
Alguns publicitários começam a produzir o jingle escolhendo a melodia, outros a colocam apenas após a letra já estar finalizada, enfim, não existe uma ordem correta, mas é unanime entre todos os profissionais que a melodia é fundamental para o sucesso de um jingle. No processo de escolha da música perfeita para acompanhar a letra, o publicitário precisa analisar com cuidado fatores como o público alvo do produto, veículos de divulgação da peça, tom da campanha e perfil da marca. Com base nestes pontos será possível selecionar uma melodia que se encaixe mais adequadamente dentro do objetivo, o que aumentará consideravelmente a chance de êxito da campanha. Por exemplo, para um público alvo da classe média, um estilo musical mais popular pode fazer com que o jingle conquiste a repercussão e aceitação desejada, devido mostrar maior identificação com o consumidor. Da mesma forma ocorre com um produto voltado para o público mais jovem, que encontrará em um jingle “moderninho” a identificação que o tornará um potencial consumidor da marca. Outro ponto interessante é avaliar que jingles com melodias bem humoradas tendem a ser bem sucedidos com mais frequência, mas isto não é uma regra, cada caso precisa ser analisado conforme seu perfil, necessidade e objetivo. Como já disse anteriormente, não existe fórmula mágica na produção de jingles.


3 – REPETIR A MARCA
Esta é uma estratégia muito utilizada na criação de jingles, e que rende ótimos resultados, pois está cientificamente comprovado que a repetição da marca ajuda a fixa-la de forma mais eficiente na memória do consumidor. Aproveitar a sonoridade para inserir rimas junto da marca é outra ferramenta que funciona muito bem, pois também auxilia no processo de reconhecimento do jingle como propriedade da marca. Como ressalva, o publicitário deve ficar atento para não explorar demais esta estratégia, e acabar tornando o jingle apenas uma constante repetição de marca, abandonando a ideia de apresentar um conceito de anúncio, ponto fundamental que vamos abordar no tópico a seguir.


4 – CONTAR UMA HISTÓRIA
Não basta apenas jogar palavras e rimas em uma melodia pra criar um bom jingle. É essencial que seja contada uma organizada história sobre o produto para o consumidor. Vender é a arte de tornar algo comercialmente atrativo, e conquistar um público alvo para adquirir o que você está oferecendo, por isso, criar um jingle atraente em conteúdo é tão importante quanto a escolha da melodia ou das rimas, por exemplo. Transmitir a imagem e mensagem desejada para o público é o primeiro passo para conquistar o ouvido e principalmente o bolso deste potencial consumidor.


5 – FÁCIL DE CANTAR
Pense nos jingles produzidos para os políticos em época de eleição... Não é incrível como eles parecem colar em nossos ouvidos? Ou ainda, recorde-se (nem vai precisar de muito esforço) do jingle da Dolly, deixando de lado a cafonice da mascote, é claro. Ambos possuem uma característica fundamental para o sucesso de jingles, eles grudam nos ouvidos do público. E isso não acontece por acaso, ou por sorte, mas sim por estratégia e planejamento criativo. Não estou dizendo que políticos e a Dolly sejam os jingles mais bem elaborados da propaganda mundial, mas, com certeza eles trazem pontos positivos. De nada adianta contar um história bonita, escolher a melhor música, e criar uma letra genial se ela não for fácil de cantar. Diferente do que acontece com os anúncios convencionais, os jingles foram inventados para serem cantados, e uma letra complexa pode impedir que o consumidor decore o jingle, e pior que isso, não consiga identificar de que marca trata-se o anúncio.  


Além destes 5 Passos que considero fundamentais para a produção de um bom jingle, o publicitário também pode utilizar ferramentas como: Paródias de músicas famosas, artistas da moda, abusar das rimas, entre outras estratégias comuns neste segmento da propaganda. Mas, nestes casos, vai depender muito do perfil da empresa e do potencial financeiro que ela terá para investir na campanha. Na maioria das vezes, um simples e bom jingle consegue superar todo investimento em celebridades e musicas famosas.


Para exemplificar melhor aos nossos leitores as dicas e conceitos que coloquei neste post, selecionei alguns materiais que definem perfeitamente como deve ser produzido um jingle de sucesso.



Confira nos links abaixo e coloque pratica toda sua criatividade:

Canal 2t’s no Youtube
Neste canal você encontrará todos os jingles experimentais e campanhas produzidas por nossa agencia, este é o nosso portfólio audiovisual:https://www.youtube.com/user/Leandroolimpio



Jingle Requeijão Vigor
Um dos mais bem sucedidos jingles dos últimos anos! Neste link você encontrará o post que produzi destacando as qualidades da criação do anúncio: http://2tscomunicacao.blogspot.com.br/2014/03/curti-jingle-requeijao-vigor-sucesso.html



As 10 Propagandas da Minha Vida
Fiz uma seleção das 10 Propagandas que marcaram minha vida, e não surpreendentemente, a maioria delas são jingles. Confira a minha “seleção musical” http://2tscomunicacao.blogspot.com.br/2014/12/especial2ts-as-10-propagandas-da-minha.html



Um Grande Abraço e Som na Caixa!



E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.