Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

#CURTI2TS 10 Dicas pra conquistar Produtividade e Qualidade de Vida!




Caro leitor,


Que atire a primeira pedra aquele que nunca disse ou pensou: “Eu precisava de um dia com pelo menos 30 Horas!”.

Infelizmente, esse tipo de pensamento tem se tornado cada vez mais comum em nossa rotina, pois sentimos que temos tanto a ser feito, e tão pouco tempo pra realizar tudo o que desejamos durante o dia, essa é a triste realidade dos tempos modernos e tecnológicos.

Trabalho, supermercado, filhos, academia, faculdade, sair com os amigos, visitar os pais, happy hour da empresa, compromissos pessoais, e ainda ter pelo menos 8 horas de sono pra descansar o corpo e a mente... É, esta parece uma missão impossível em um dia com apenas 24 horas.

Porém, por mais incrível que isso possa parecer, acredite, existem pessoas que conseguem conciliar com qualidade todas estas tarefas, e ainda sobra até um tempinho para praticar algum hobby. Como elas conseguem isso? Com foco!

Se pensarmos bem, boa parte do nosso dia é “sugada” por atividades que não produzem nenhum resultado relevante, e pior ainda, tiram nossa atenção das prioridades, e eliminam qualquer chance do dia ser produtivo, deixando aquela sensação de que não importa a quantidade de horas que trabalharmos, nunca daremos conta de todo o trabalho.

Pensando nisso, elaborei uma breve lista com 10 Dicas que costumo implantar em minha rotina, e que considero essenciais para aumentar a produtividade e posteriormente elevar a qualidade de vida.

Não se preocupe, todas as dicas são praticas e podem ser iniciadas logo após você terminar de ler este post. Vamos nessa?



1 – DEFINA AS PRIORIDADES

Toda segunda feira pela manhã faço uma lista das tarefas que tenho pra realizar durante a semana toda. Desde e-mails a serem enviados, até reuniões externas, tudo deve entrar nessa lista, dando destaque para os assuntos prioritários. Á partir deste ponto, divido as tarefas pelos 5 dias da semana, de acordo a prioridade de cada uma, e possibilidade de realização naquele determinado dia. Com base nesta agenda de trabalho, passo para a parte mais importante, onde defino o horário de inicio e termino de cada uma das tarefas listadas.

Quando colocamos um prazo de entrega com data e hora, nosso cérebro consegue se concentrar apenas naquela tarefa, e assim o foco aumenta, fazendo com que durante aquele período todos os nossos esforços e atenção estejam voltados para a conclusão da tarefa.




2 – APLIQUE O PRINCIPIO DE PARETO

Em resumo, o principio de Pareto, também conhecido como principio 80-20, afirma que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com apenas 20% dos nossos esforços. Ou seja, boa parte das atividades que realizamos em um dia, por exemplo, não produzirão nenhum tipo de resultado produtivo.
Partindo desta teoria, é fundamental que façamos uma profunda análise de nossas rotinas de trabalho, pois desta forma poderemos identificar quais ações estão sendo totalmente improdutivas. Eliminar o que não produz resultado algum abrirá uma grande margem de tempo em seu dia, que poderá ser aproveitado para tarefas mais produtivas, ou para outras atividades mais prazerosas.




3 – VOCÊ NÃO PRECISA DIZER SIM PRA TUDO
Muitos profissionais costumam se enrolar durante suas tarefas por não conseguirem dizer NÃO para os colegas de escritório. Quando iniciamos uma atividade, e acabamos parando para começar outra, dificilmente conseguiremos voltar para a anterior com a mesma concentração de antes, o que aumentará de forma relevante a possibilidade de ambas ficarem inconclusas. O importante neste ponto não é se tornar aquele chato que nunca pode ajudar ninguém, mas sim conseguir entender que você só deve começar outra tarefa quando finalizar aquela em que estava trabalhando. Ser o chato de vez em quando é uma estratégia fundamental pra quem quer ser mais produtivo.


 

4 – TEMPO É DINHEIRO

Cada minuto do seu dia vale dinheiro! Seja um empreendedor ou um funcionário contratado, o seu tempo é o bem mais precioso, e é por ele que seus clientes ou chefes pagam. Quando analisamos o cenário desta forma, começamos a perceber que precisamos valorizar intensamente cada minuto, pois quanto mais tempo passarmos realizando atividades improdutivas e ineficientes, mais dinheiro estará sendo jogado no lixo. Hoje em dia pesquisas já revelam que muitos funcionários tem optado em abrir mão de salários maiores pela possibilidade de chegar em casa mais cedo, ou de não trabalhar nos finais de semana, por exemplo. E por que isso acontece? Afinal de contas, não trabalhamos só pelo dinheiro? Não mais... Atualmente a possibilidade de trabalhar menos horas por dia ou ter um horário de trabalho mais flexível praticamente se equiparou com o salário no momento de decidir pelo emprego A ou B, e acredite, esta é uma tendência mundial. Em breve, ter tempo livre será quase tão importante quanto ter uma conta corrente recheada.




5 – FAÇA REUNIÕES APENAS EM EMERGÊNCIAS
Reuniões são sempre uma ótima oportunidade para perdermos tempo e não alcançar nenhuma produtividade. Quando tiver que participar ou organizar alguma reunião, tente enviar antecipadamente para todos os participantes uma pauta que será tratada durante o encontro. Desta forma você evitará que outros assuntos acabem ganhando espaço e eliminando tempo útil, fazendo com que aquele “bate papo” de 30 minutos dure por mais de 3 horas. Mas fique atento, pois muitas pessoas tem dificuldade em ser sucintas, e acabam ocupando tempo de mais com explanações que não levarão a lugar algum. Neste caso, vale à pena ser “o chato” e dar uma bem educada “cortada” para retomar os rumos mais objetivos da reunião. Lembre-se: Lugar de bater papo sem compromisso é na mesa do bar, não na mesa de reuniões.




6 – TIRAR COCHILO DEPOIS DO ALMOÇO
Ser produtivo nem sempre é estar ligado no 220v durante todo o dia, ou seja, pra ser mais eficiente você não precisa ficar sem almoçar e enviar e-mails enquanto dirige, relaxe!

Muitas pessoas tem grande dificuldade em ser produtivas durante o período da tarde, principalmente após um belo almoço. É sempre assim, você volta para o escritório e vem aquela moleza, aquele sono, uma preguiça, e não há energético que consiga te manter de olhos abertos na frente do computador, e quando você começa a voltar ao normal, pronto, já são 16:00hs e o dia esta chegando ao final.

Para eliminar essa preguiça, médicos e especialistas indicam que tiremos um breve cochilo de cerca de 30 minutos pra recobrar as energias e a concentração. Confesso que tenho esse hábito, e os resultados são realmente incríveis. Um breve cochilo de 20 minutinhos já te faz sentir como novo durante a tarde, e te mantém ligado até o final do dia, tornando o trabalho mais produtivo. Hoje em dia já existem empresas especializadas em oferecer espaços para os clientes cochilarem após o almoço, e não é por acaso que este mercado tem estado aquecido.




7 – NÃO PERCA TEMPO PROCURANDO NOTICIAS
Estar informado é essencial para todo profissional, ainda mais nos dias de hoje. Mas, passar boa parte da sua manhã navegando pela web em busca de noticias relevantes ou acontecimentos de ultima hora é outra excelente oportunidade de perder tempo. Sejamos francos, se você não trabalha com jornalismo, qual a necessidade de estar antenado em tudo que acontece pelo mundo de hora em hora? Como hábito, costumo acompanhar as noticias da seguinte forma: No jornal da manhã pela televisão enquanto me arrumo, após o almoço com uma passada rápida pelos portais de jornais de credibilidade, ao final do dia pelos mesmos portais pra saber se aconteceu alguma novidade, e antes de dormir com uma rápida olhada no canal de noticias. Pronto, dificilmente você vai precisar de mais do que isso pra se manter informado sobre o que realmente vale à pena. Além disso, sempre tem os garçons, taxistas, e colegas de trabalho que durante o dia fazem questão de comentar até sobre a subcelebridade que foi vista na praia com o jogador de futebol, então fique tranquilo.




8 – FUJA DAS REDES SOCIAIS
Estão são (talvez) as principais responsáveis pela maior parte da perda de tempo que temos em nossa rotina de trabalho. Você é daqueles que para tudo o que esta fazendo quando seu smartphone apita? É, eu sei, boa parte de nós agimos assim. O problema dessa atitude é que quando pegamos o celular pra olhar essa mensagem, que na nossa cabeça pode ser urgente (o que dificilmente é), acabamos instintivamente vagando por outros aplicativos e redes sociais, e quando nos damos conta, lá se foi a concentração e o tempo pra finalizar aquele projeto. 

Pra evitar essa reação automática de pegar o smartphone na mão ao menor sinal de toque, me acostumei a deixa-lo desconectado da internet enquanto realizo alguma tarefa prioritária, voltando a conectar o mesmo apenas após a conclusão da atividade. Pode parecer uma atitude um pouco radical, mas confesso que foi uma alternativa muito eficiente, e que vem rendendo ótimos resultados de produtividade.

Tente criar este hábito, faça um pequeno teste durante alguns dias e veja qual será o resultado. Se tudo der certo, além de você se tornar mais produtivo, ainda vai eliminar um pouco da sua dependência da web.




9 – DELEGUE MAIS
Não queira abraçar o mundo de uma vez só! Delegar tarefas é essencial para que você possa se concentrar naquilo que realmente é prioritário. Quando nos ocupamos de atividades de menor importância, acabamos abrindo mão de nosso tempo e foco que deveriam ser empregados em outro objetivo.

Delegar tarefas também é uma ótima oportunidade de mostrar para sua equipe que você os valoriza e acredita no potencial de trabalho deles. Por isso, reveja seus conceitos neste ponto, e comece a abrir mão de querer controlar tudo que esta à sua volta. Afinal de contas, o mais prejudicado com essa atitude é você mesmo.




10 – TENHA OBJETIVOS PARA A VIDA
De que adianta uma vida sem objetivos? Trace objetivos concretos para sua vida, e não apenas para o lado profissional, mas também para o pessoal. Tenha um planejamento detalhado sobre seus objetivos para o dia, para a semana, para o mês, para o ano, para os próximos 10 anos, etc.

Quando temos objetivos definidos em um plano, nosso inconsciente assimila essa informação e nos ajuda com determinação e foco para alcançar essas metas.

Cultive seus sonhos, mantenha-se motivado para ir em busca deles, e não abandone uma boa ideia.


Enfim, seja organizado e coloque em pratica todas estas dicas em sua rotina. Com um pouco de determinação essa estratégia vai conseguir deixar seu dia com mais de 30 Horas.




Lembre-se: Agenda lotada e horas na frente do computador não são sinônimos de produtividade. O segredo não está em trabalhar mais, e sim em trabalhar melhor!



Um Grande Abraço e Boa Sorte!



E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.