Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

#VAMOSFUGIR2TS Dica de Livro: Personal Branding! O Verdadeiro Marketing Pessoal.








Caro leitor,


Sou um apaixonado por leitura, e acredito fazer parte da ultima geração que cultiva o hábito de ler um bom livro antes de dormir, ou mesmo ler o jornal no domingo de amanhã. Isso mesmo, eu ainda vou até a banca de jornal, gosto da sensação de folhear aquele monte de folhas e não precisar ficar clicando em páginas e mais páginas pra saber das informações e noticias mais relevantes do mundo. Eu sei, pode parecer contraditório pra um blogueiro, mas afinal de contas, nada nessa vida faz muito sentido!

Diferente da presidente Dilma que não sabe muito bem como funciona uma meta de verdade, para este ano eu estabeleci uma de ler pelo menos 1 novo livro por mês, e confesso que tenho tido sorte nas minhas recentes leituras, pois tenho me deparado com ótimas obras.

Neste mês tive a oportunidade de ler o livro: “Personal Branding – Construindo a Marca Pessoal”, escrito por Arthur Bender, um dos maiores especialistas em estratégias de marcas no Brasil. Confesso que demorei um tempinho pra engatar esta leitura, não por problemas com o texto, muito pelo contrário, e sim pela correria das ultimas semanas que tornaram minhas noites ainda mais curtas. Mas, depois de uma semana focado durante meu horário de descanso pós-almoço, consegui finalizar todo o livro, e fiquei muito satisfeito com tudo o que pude aprender e refletir com esta ótima obra. Desta forma, assim como já fiz anteriormente em outras ocasiões, sempre que encontro um bom livro, gosto de publicar aqui no blog e deixar como dica de leitura para nossos amigos. Segue mais essa...

O livro Personal Branding não pode ser colocado na prateleira dos títulos de autoajuda, pois diferente do que acontece com as obras deste segmento, ele não nos provoca uma motivação plena, mas nos faz refletir sobre as escolhas e objetivos profissionais que temos tido no passado, presente e para o futuro da nossa carreira.

O principal diferencial do livro Personal Branding é o fato dele funcionar como reflexão e guia profissional ao mesmo tempo, permitindo com que o leitor repense muitas de suas decisões e posicionamentos de carreira.

Algumas das questões levantadas pelo autor nas páginas do livro são essenciais pra quem busca o sucesso no trabalho, seja um funcionário ou empreendedor, aliás, o livro se destaca também por este importante fator, pois pode ser direcionado para qualquer público.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, Marketing Pessoal não esta relacionado apenas a imagem física que apresentamos ao mercado, mas principalmente às atitudes e posicionamentos que expomos para nosso público, e quando falo em público, estou me referindo a todos aqueles que temos contato durante nosso dia, seja o porteiro do prédio, o cliente, a esposa, o funcionário, o chefe, os colegas do time de futebol, etc... Todos eles constroem uma imagem a nosso respeito, e é justamente neste ponto que o livro trabalha, nos ensinando a refletir e construir a melhor imagem possível.


No livro, Arthur Bender utiliza diversos exemplos para nos ajudar a ter uma dimensão da importância da imagem que transmitimos para nosso público, mostrando a diferença sobre o que “achamos transmitir” e o que realmente “enviamos” de mensagem para aqueles que nos “assistem”.

Além disso, Personal Branding nos ajuda a enxergar melhor o cenário competitivo e até desleal que vivemos no mercado atual. Seja uma empresa, ou um profissional, vivemos em uma época onde a diferenciação é um item quase em extinção, o que faz com que marcas e profissionais diferenciados sempre alcancem seus objetivos, enquanto os medianos se lamentam de não ter “sorte”. Aliás, se tem uma coisa que adorei nesse livro é o fato do autor questionar por diversas vezes a questão da sorte, ponto que definitivamente não acredito existir.

Por todas as passagens do livro nos deparamos com ensinamentos, reflexões e duvidas que nos fazem questionar os caminhos que estamos tomando em nossas carreiras. Confesso que Personal Branding me fez refletir em diversos pontos, e mudei muitos posicionamentos e estratégias em detrimento do aprendizado que obtive com esta leitura, o que é ótimo, afinal de contas, o primeiro passo para ser bem sucedido é estar pronto para mudanças e adaptações ao novo.

Apesar das inúmeras reflexões que o livro apresenta, não se trata de uma daquelas leituras motivacionais, e sim um guia estratégico para quem busca repensar a carreira e definir objetivos. Aliás, este é outro ponto muito presente por toda a obra, a questão de termos sempre objetivos traçados para nossa profissão, pois sem eles ficaremos correndo eternamente em busca de algo que nem bem sabemos o que realmente é.


Personal Branding é uma excelente leitura para todos os níveis profissionais, pois acredito que muitos de nós às vezes nos sentimos perdidos em meio a correria do dia a dia, e descuidamos de nosso Marketing Pessoal, permitindo que a carreira siga sem controle para lugares que não sabemos onde pode terminar.

Marketing Pessoal não é um artigo de luxo, muito pelo contrário, é um item essencial para todo profissional que busca alcançar o sucesso e se manter em destaque no mercado, transmitindo a imagem desejada para sua marca. Segundo Arthur, este processo deve ser semelhante ao que as empresas realizam com o marketing de seus produtos, construindo um valor agregado, diferenciação, um desejo de consumo e expandindo sua visibilidade para se destacar e conquistar os consumidores.

Baseado neste posicionamento, precisamos ter duas coisas em mente para planejar o futuro de nossa carreira como marca: Onde Estamos e Onde Queremos Chegar! Estes dois pontos são essenciais para que tenhamos a noção exata de nossa atual imagem de mercado, e como podemos utilizar o Marketing Pessoal para alcançar nossos objetivos e sonhos.

Confira a sinopse do livro Personal Branding e entenda melhor como ele pode lhe ajudar a melhorar o seu Marketing Pessoal e construir uma carreira de astro:



SINOPSE
“Todos nós conhecemos profissionais brilhantes com uma carreira fantástica em que tudo parece sempre dar certo e as pessoas à volta morrem de inveja. Mas todos nós também conhecemos outro tipo de profissional (infelizmente, a esmagadora maioria) que parece empacado na vida. O mundo é assim, uns vencem, outros fracassam. É uma questão de sorte! Mas será que é isso mesmo?

A proposta deste livro é não contar apenas com a sorte. É incentivar os profissionais de qualquer área a ativar os mecanismos de alavancagem, reposicionamento e gerenciamento eficaz de sua própria marca. Chamamos isso de Personal Branding, ou seja, você controla a gestão da sua marca.

Neste livro você encontrará propostas objetivas para administrar e potencializar sua imagem de marca pessoal, ampliar seu valor no mercado e construir aquilo que é mais sagrado no mundo das marcas: Reputação. Também encontrará ferramentas, técnicas, dicas e sugestões para que você repense, se reimagine, se reinvente e se aproxime mais dos seus sonhos profissionais”


O AUTOR
“Arthur Bender é especialista em estratégias de marcas, sendo pós-graduado em literatura Brasileira e Marketing. Publicitário com 20 anos de experiência, dedica-se ao planejamento estratégico de marcas nacionais e internacionais no mercado corporativo. Lançou no Brasil o conceito de Personal Branding em 2001: tendo planejado dezenas de marcas pessoais, é um dos maiores especialistas no tema, no país.

Eleito por três anos o Profissional de Planejamento do Ano, tem dezenas de cases premiados nos mercados regional e nacional. Vice-presidente de Planejamento da ADVB-RS e da ARP (Associação Rio-Grandense de Propaganda) é planejador voluntário da ONG Parceiros Voluntários, além de Diretor Geral da Selling – Outlier Thinking, empresa de negócios e comunicação, e Presidente da Key Jump – Inteligência, Estratégia e Branding, consultoria especializada em planejamento de marcas corporativas e pessoais. Palestrante em âmbito nacional, aborda temas como estratégia de marcas, branding e personal branding”.

Fonte: Livro Personal Branding



Enfim, o livro Personal Branding é uma leitura fácil, agradável, reflexiva e estratégica para entendermos melhor a imagem que estamos transmitindo ao mercado, e de que forma podemos utilizar o Marketing Pessoal para transmitir o posicionamento que desejamos.


Não é um manual da felicidade, mas uma leitura fundamental pra quem não quer apenas sobreviver a mais um dia de trabalho!


Um Grande Abraço e Boa Leitura!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.