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terça-feira, 13 de outubro de 2015

#CURTI2TS Como Implantar Projetos de Marketing em Micro e Pequenas Empresas!




Caro leitor,


Diferente do que muitos micro e pequenos empreendedores acreditam, investir em ações de marketing não é um supérfluo, muito menos uma exclusividade apenas de grandes empresas com verbas milionárias de propaganda.

Muito pelo contrário, em um mercado cada vez mais competitivo e saturado por marcas que oferecem basicamente os mesmos produtos/serviços, é essencial que uma empresa (por menor que seja) tenha uma visão macro, e invista na implantação de ações de marketing e comunicação de forma frequente com o objetivo de destacar a marca e conquistar a fidelidade do público consumidor.

Quando pensamos em grandes empresas investindo em campanhas de marketing, logo nos vem à mente marcas como Coca Cola, Skol, Itaú, Casas Bahia, entre outras que investem alguns milhões de reais por ano para terem a marca plenamente exposta na mídia, e assim não perderem espaço para a concorrência, ao mesmo tempo em que conquistam alguns outros milhões de reais pela aquisição de novos consumidores. 

Porém, para micro e pequenas empresas o cenário não precisa ser tão diferente (guardadas as devidas proporções). Apesar de tratar-se de um mercado consumidor menor, e de lidarmos com uma verba de investimento infinitamente reduzida, ainda assim existem centenas de oportunidades e possibilidades criativas, praticas e eficientes a serem desenvolvidas e que podem proporcionar resultados incríveis para a marca, seja no faturamento ou na consolidação da marca.

A maior diferença entre grandes e micro empresas que investem na implantação de ações de marketing não esta apenas no valor de investimento que cada uma delas realiza, mas principalmente na forma como esta verba é direcionada, ou seja, na maneira que as ações serão elaboradas e aplicadas para se adequarem ao perfil, necessidade, viabilidade e objetivos da marca. É essencial que a construção de um projeto de marketing esteja sempre alinhado ao cliente e suas características, pois somente desta forma a ação alcançará os resultados desejados.  

Outra importante diferença entre ações de marketing desenvolvidas por grandes e micro empresas esta na qualificação da mão de obra envolvida no projeto. Por exemplo, enquanto a Coca Cola possui gigantescas equipes de marketing trabalhando com foco total no produto e consumidor, além de grandes agencias de propaganda compostas pelos melhores profissionais da área, e inúmeras ferramentas que possibilitam a aplicação das mais diversas ideias, micro e pequenas empresas não contam com tamanha estrutura, muito pelo contrário.

Em geral, micro e pequenas empresas nem bem possuem departamentos de marketing, pois este é um investimento visto como desnecessário pela maioria dos empreendedores desta categoria, devido haverem inúmeras outras prioridades no negócio, algumas até necessárias para a sobrevivência da empresa. Por exemplo, para um mini mercado é muito mais importante a contratação de um profissional para repor produtos nas prateleiras vazias do estabelecimento do que para gerenciar as contas da marca nas redes sociais.

Dentro deste cenário, quando um micro empreendedor decide realizar uma ação de marketing no seu negócio, em geral, esta ação será produzida e implantada pelo próprio proprietário da empresa, com o objetivo de reduzir custos da contratação de agencias especializadas e/ou profissionais qualificados para estes serviços.

O problema deste modelo é que em muitos casos o empreendedor não possui o conhecimento e experiência necessária para a construção de um projeto de marketing bem sucedido. Por mais que se conheça o próprio negócio e tenha uma visão ampla sobre o mercado em que esta situado, dificilmente o empreendedor atingirá o resultado desejado, devido principalmente as inúmeras outras funções que ele possui no dia a dia do empreendimento, o que impedirá que tenha foco total no desenvolvimento e aplicação de um bem estruturado projeto de marketing para a marca.



Como a 2t’s pode fazer a Diferença no meu Negócio?


Para atender a esta crescente demanda de micro e pequenas empresas que tem buscado o marketing como “arma” para o crescimento e consolidação de seus negócios, a 2t’s Consultoria de Marketing oferece a este público um serviço especializado no desenvolvimento de projetos de Comunicação e Marketing para micro e pequenas empresas dos mais diversos segmentos de mercado.

Com vasta experiência na produção de Planos de Negócio, Estudos de Mercado, Análise da Comunicação Corporativa, implantação de Plano de Marketing Digital, Suporte ao Departamento de Marketing, e aplicação de Estratégias Comerciais buscando o crescimento sustentável do negócio, a 2t’s Consultoria atua com foco na otimização de tempo e custos, através da implantação de um projeto personalizado, alinhado as necessidades, perfil e viabilidade de cada cliente.

O processo de consultoria realizado pela 2t’s é focado em reconhecer as necessidades e problemas de comunicação e marketing de cada cliente, criando posteriormente soluções adequadas para cada perfil, objetivo e potencial de investimento. Nosso formato permite ao cliente a realização de um projeto personalizado, muito mais prático, eficiente e rentável, em comparação com o tradicional formato oferecido pelas demais agencias de comunicação do mercado.

Com este modelo conseguimos elevar a qualidade de nosso atendimento, proporcionando maior acerto nas decisões estratégicas de marketing e comunicação implantadas ao cliente. Nosso trabalho é ideal para micro e pequenas empresas, pois consegue aliar de maneira eficiente as atividades do departamento de marketing ao de uma agência de Comunicação, com o diferencial de um investimento menor e um trabalho mais flexível e alinhado a realidade e necessidade de cada marca.



Em outras palavras... A 2t’s Consultoria de Comunicação e Marketing é a SOLUÇÃO PERFEITA para Micro e Pequenas Empresas que estão em busca de seu lugar à sombra, afinal de contas, o sol é para todos, e a sombra é para poucos.



Para saber mais sobre nosso portfólio de projetos, relação completa de serviços prestados, e demais fatores que podem fazer a diferença para o seu negócio, acesse nosso site:



Espero que este post possa ter ajudado muitos micro e pequenos empreendedores a identificarem que o investimento em marketing é fundamental para o sucesso de seus negócios, e que por meio dos serviços prestados por profissionais especializados é plenamente possível alcançar objetivos que ainda parecem muito distantes para sua marca.




Um Grande Abraço e Muito Sucesso!

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