Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

#ESPECIAL2TS 5 Dicas de Negócio para Empreender na Aposentadoria!


Caro leitor,


Faz muito tempo que a aposentadoria deixou de ser aquele porto seguro para desfrutarmos após o final da carreira, e passou a ser um motivo de grande preocupação para o momento em que paramos de trabalhar.

Com uma população economicamente ativa cada vez menor no país (não é uma exclusividade brasileira, mas um cenário mundial), fruto do aumento da expectativa de vida (estamos vivendo muito mais), e queda nos níveis de natalidade (estamos fazendo menos bebes), a falência da Previdência Pública (INSS) se tornou uma realidade para um futuro muito próximo. Mesmo com as mudanças impostas pelo governo para o requerimento de novas aposentadorias, o cenário continua caótico e sem uma previsão de melhora para os próximos anos.

Enquanto para a Previdência tem sido um pesadelo a questão do crescente número de aposentados no país, para aqueles que chegaram ao momento de encerrar suas carreiras a vida também não tem sido fácil. Com um custo de vida cada vez mais alto, e com um salário cada vez mais enxuto, o aposentado tem que fazer um verdadeiro malabarismo para dar conta de todos os gastos com alimentação, remédios, convênios particulares, gastos de moradia, entre tantos outros. Por isso, nos últimos anos tem sido comum o retorno de aposentados ao mercado de trabalho, como forma de complementar a renda recebida pela Previdência.   

Com experiência de sobra no currículo e custos para a empresa abaixo de um funcionário convencional, os aposentados se tornaram um nicho interessante para alguns segmentos do mercado. Mas, para aqueles que não querem voltar a cumprir horários comerciais, e não tem interesse em receber ordens de superiores muito mais jovens recém-saídos da universidade, o empreendedorismo é uma excelente alternativa para este momento da vida.

Empreender na velhice pode ser a oportunidade perfeita para colocar em pratica aquele antigo sonho de ter o próprio negócio, mas desta vez, sem a pressão de ter que acertar, e sem a impetuosidade da juventude, substituída agora pela experiência e sabedoria conquistadas ao longo dos anos.

Pensando neste cenário, decidi criar este post com o objetivo de apresentar alguns interessantes modelos de negócio pra quem decidiu voltar ao trabalho na Melhor Idade, conquistando uma nova fonte de renda, mas sem abrir mão da qualidade de vida desejada nessa fase.

Antes das dicas, é importante salientar que antes mesmo de chegar à aposentadoria, o ideal é que o profissional comece a se preparar com antecedência para este momento, diminuindo o ritmo de trabalho para se acostumar a nova rotina, e planejando com cautela os próximos passos de sua carreira, seja como empreendedor, ou ainda como funcionário contratado.



Confira nossas Dicas


MERCADO DE FRANQUIAS
As franquias são um daqueles poucos segmentos de mercado que não tem sentido o impacto da crise econômica vivida atualmente pelo país. Com uma estrutura sólida proporcionada pelo franqueador, e um modelo de negócio consolidado e bem sucedido, as franquias são uma excelente oportunidade de investimento para os empreendedores da Melhor Idade, pois possibilita que o mesmo inicie um negócio “pronto”, recebendo todo o suporte, orientação, e materiais para a implantação e manutenção de seu empreendimento. Além disso, hoje em dia existem diversos modelos de franquias com custo de investimento bem acessível, o que evitará que o empreendedor invista todas as suas economias neste negócio.


CONSULTORIAS
Com base na experiência e networking adquiridos ao longo da carreira, o aposentado pode investir na criação de uma consultoria de negócios para empresas, ou ainda em algo relacionado a treinamento e capacitação de profissionais que estejam no mercado. Esta alternativa de negócio é uma das mais interessantes para empreendedores da Melhor Idade, pois não necessita de grande investimento inicial, e permite que o mesmo tenha flexibilidade de agenda, se permitindo aproveitar com maior qualidade de vida o momento da aposentadoria. Além disso, esta é uma excelente forma de transmitir ao público um pouco do conhecimento, experiência e sabedoria conquistados ao longo dos anos.

 
NEGÓCIO ONLINE (E-COMMERCE)
E quem disse que tecnologia não combina com os vovôs e vovós empreendedoras (es)? Muito pelo contrário, atualmente tem sido cada vez mais comum vermos a turma da Melhor Idade se divertindo com sites e aplicativos dos mais diversos, o que quebra o paradigma de que eles não conseguem lidar com os avanços tecnológicos. Investir em algum modelo de negócio on-line (E-commerce) pode ser uma excelente opção para estes empreendedores, pois permite que eles trabalhem sem sair de casa, sem a necessidade de grandes investimentos, e com uma boa flexibilidade de horários.


MERCADO IMOBILIÁRIO
Pra quem conseguiu juntar uma boa graninha durante a carreira e agora tem a possibilidade de investir esse dinheiro na compra, locação, e venda de imóveis, essa é com certeza uma boa alternativa de empreendimento. É claro que neste caso o investimento inicial no novo negócio será bem maior do que nos demais modelos citados anteriormente, mas também, a perspectiva de retorno a médio e longo prazo se equivalem ao investimento, permitindo ao empreendedor um ganho sustentável durante um bom tempo. Além disso, outro diferencial deste modelo, é que o mercado imobiliário possibilita a criação de um “legado” para as futuras gerações da família, e ainda permite que o empreendedor mantenha uma agenda flexível de horários.


NEGÓCIO PRÓPRIO QUE AME FAZER
Depois de trabalhar tantos anos aguentando chefes ruins, trabalhos burocráticos, funções desmotivadoras, e colegas nada amigáveis, empreender precisa ser uma experiência prazerosa em todos os sentidos. Por isso, é fundamental que o empreendedor busque neste momento da vida por algo que lhe seja agradável como negócio, deixando um pouco de lado apenas a questão financeira... É hora de pensar mais com o coração e muito menos com a razão!
A melhor alternativa para empreender neste sentido é tornar aquele seu hobbie um negócio. Por exemplo, o seu amor pelo artesanato, a dedicação e carinho na criação de doces e salgados, ou mesmo a paixão por qualquer outra área que você faça apenas pelo prazer, sem o intuito do retorno financeiro. Esse pode ser o momento de você realizar o sonho de trabalhar com o que sempre quis, e fazer dinheiro sem abrir mão do prazer e satisfação.


Espero que estas dicas tenham sido úteis para que possamos desde agora vislumbrar nossa aposentadoria com tranquilidade, planejamento, prazer e qualidade de vida.



O fim da carreira não precisa ser o fim de nossos sonhos!



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!
E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.