Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 30 de agosto de 2016

#ESPECIAL2TS 5 Programas que Todo Empreendedor deve assistir!


Caro leitor,

Nem só de palestras, cursos, e MBAs no exterior se constrói um empreendedor de sucesso!

O conhecimento e experiências que antes só poderíamos adquirir através de longas horas em salas de aula, ou em conversas privadas com empreendedores bem sucedidos, agora está a nossa disposição em diversos programas de televisão que tem apostado cada vez mais no crescimento do empreendedorismo como atrativo de audiência.

O termo “Reality Show” logo nos traz a mente a ideia de programas onde pessoas ficam confinadas criando laços afetivos ou provocando grandes brigas. Porém, nos últimos anos, algumas emissoras tem investido em um perfil exatamente oposto, produzindo Realitys com bons conteúdos, e experiências que realmente aproximam nossa realidade as histórias apresentadas.

Dentro deste segmento, o empreendedorismo vem ganhando um grande espaço, principalmente na televisão “gringa”, que já entendeu há muito tempo que este modelo de atração cativa o público, pois além de mostrar situações reais do dia a dia de empreendedores, ainda nos deixa valiosas lições que podemos utilizar em nossa vida como empreendedor ou funcionário.

No Brasil, o programa que mais se aproximou dessa proposta e que conseguiu alavancar uma boa audiência e repercussão foi “O Aprendiz”, que transmitido pela Record e apresentado pelo publicitário (e agora apresentador) Roberto Justus, e João Dória em duas edições, evidenciou que o brasileiro tem alto interesse por programas neste formato, visto que a atração conciliava competição, reality show, e lições de empreendedorismo e liderança. Infelizmente, não houve uma sequencia de novas temporadas, e nem outras emissoras tiveram a “visão” de investir em programas com foco no empreendedorismo e negócios. Uma pena...

Apesar de considerar que muitos programas neste formato são apelativos e até soam como “falsos”, atualmente existem ótimas opções disponíveis que agregam muitos conhecimentos e lições, e que considero como itens obrigatórios na rotina de todo empreendedor que busca seu crescimento pessoal e do seu negócio.

Pensando nisso, listei 5 programas que vejo como os mais interessantes para empreendedores, pois conseguem apresentar exemplos de fracasso, de sucesso, lições para o dia a dia do negócio, ideias inspiradoras, e acima de tudo, nos motivar a nunca desistir de nossos sonhos e objetivos.

Confira a lista dos 5 Programas que todo Empreendedor deve assistir:



O SÓCIO

Marcus Lemonis é um empreendedor na essência da palavra, e esse é o grande “gancho” que coloca o programa entre os maiores sucessos dentro do atual universo do empreendedorismo. Utilizando o conhecimento e experiência adquiridos ao longo de uma carreira muito bem sucedida, Marcus leva suas habilidades para empresas que estão enfrentando grandes problemas, e que lutam para sobreviver. Mais do que uma consultoria, Lemonis oferece uma proposta irrecusável: “Uma bela oferta por um percentual da empresa”. Ao se tornar Sócio (como o nome do programa já diz), Marcus adota todas as estratégias e ações possíveis para identificar e sanar os problemas do negócio, partindo desde grandes investimentos na estrutura física da empresa, até a demissão de funcionários e de outros sócios. Ao longo das temporadas, Marcus Lemonis já reabilitou dezenas de negócios, tornando-os mais lucrativos do que eles jamais conseguiriam sozinhos, e é justamente por isso que o programa vale tanto a pena ser visto, pois cada caso apresenta situações que são comuns a todo negócio, tornando muito valiosas todas as lições que são apresentadas.

Quando e Onde Assistir: Terça-Feira à partir das 21:45hs (episódios inéditos) – Canal History




SHARK TANK – NADANDO COM TUBARÕES


Shark Tank é um dos meus programas favoritos, pois ele oferece o que todo empreendedor sonhou um dia: Uma grande oportunidade!
Em cada episódio um grupo de empreendedores apresenta seu negócio para uma banca de mega investidores (os tubarões), em busca de uma sociedade que proporcione um salto na vida da empresa. Ao final de cada “pitch”, os investidores expõem suas opiniões sobre o negócio, questionando o empreendedor sobre os números da empresa, conceito do produto, público alvo, entre outros pontos relevantes para a efetivação de uma possível sociedade. Após os questionamentos, cada investidor emite seu veredito, dizendo se se retira ou se entra com uma oferta de investimento ao projeto. Em geral, as propostas tratam sobre percentual de participação na empresa, e/ou royalties sobre as vendas futuras.
Considero que o programa vale a pena ser visto, pois além de apresentar um cenário real sobre o mercado de investidores anjos, Shark Tank oferece a oportunidade de conhecermos grandes ideias de produtos e negócios, e com isso ganhar um impulso inspirador para o desenvolvimento e crescimento de nosso próprio negócio. Outro ponto interessante do programa é a possibilidade de refletirmos sobre nossos negócios, e analisar se estamos iludidos com ideias que parecem ser muito boas, mas que na verdade não tem futuro algum. O veredito dos “tubarões” pode ser em alguns casos um banho de “água fria” pra quem acreditava ter inventado a roda.

Quando e Onde Assistir: Quinta e Sexta a partir das 21:00hs (episódios inéditos) – Canal Sony



MUNDO S/A


Apesar de não se tratar de um reality, Mundo S/A é um programa repleto de lições e experiências valiosas para todo empreendedor.
O diferencial da atração esta em mostrar como as grandes marcas atuam no mercado, as iniciativas inovadoras de Startups, soluções criativas adotadas por pequenas empresas, e a ousadia de empreendedores que estão sempre atentos as necessidades do mercado.
Mundo S/A nos oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre mercados pouco explorados, e sobre tendências que podem ser boas apostas para novos negócios. Além disso, trata-se de um dos poucos programas brasileiros que apresenta de forma inteligente e inspiradora o universo do empreendedorismo no país, sem toda aquela mágica e fabula de que basta uma boa ideia para se alcançar o sucesso.

Quando e Onde Assistir: Segunda-Feira a partir das 23:00hs – GloboNews



A IDEIA MILIONÁRIA


Sabe aquele produto que você vê e pensa: Por que não pensei nisso antes? É exatamente essa a sensação que temos durante todo o tempo enquanto assistimos ao programa “A Ideia Milionária”.
A proposta da atração é apresentar histórias verdadeiras sobre pessoas comuns que um dia tiveram uma grande ideia, e a partir daí viram suas vidas mudar completamente, tornando esta uma Ideia Milionária.
Um grande portfólio de produtos aparentemente simples, comuns, que vemos todos os dias em nossa rotina, mas que não temos a menor ideia de como foi inventado, mas só sabemos que ele resolveu alguma grande necessidade ou problema, e que o criador dele fatura bilhões com a invenção... Essa é a base de “A Ideia Milionária”
O programa é de fato um dos mais interessantes e curiosos que vi nos últimos tempos, e vale muito a pena ser visto, pois através dele conseguimos conhecer histórias de pessoas que lutaram sem descanso pra ver sua ideia alcançar o sucesso, e que nesse caminho acabaram abrindo mão de muita coisa pra conquistar o objetivo sonhado. A Ideia Milionária é um inspirador e motivador pra todos nós, pois mostra de forma verídica que jamais devemos abandonar uma ideia na cabeça ou na gaveta.

Quando e Onde Assistir: Terça-Feira a partir das 23:35hs – History



CAKE BOSS

Cake Boss relata a rotina de Buddy Valastro, um empreendedor que ao lado da mãe, irmãs, cunhados, sobrinhos e primos, administra a Carlo’s Bakery, uma referencia na confecção de bolos e doces.
Nos últimos anos, Cake Boss conquistou grande audiência em nosso país, e Buddy se tornou um verdadeiro ícone pop, tão famoso que foi até contratado pela Record para a apresentação de dois programas de competição gastronômica, um deles inclusive onde o vencedor seria o responsável pela gerencia de sua primeira loja oficial fora dos Estados Unidos.
Apesar de aparentar ser um programa apenas bem humorado com bolos incríveis, Cake Boss nos apresenta uma infinidade de lições sobre empreendedorismo, liderança, condução de negócios familiares, diversificação de produtos, branding, marketing, e outros inúmeros pontos que são essenciais para a construção de um negócio bem sucedido.
Cake Boss vale apena ser assistido com uma visão mais empreendedora, pois não se trata apenas de belos bolos, mas principalmente de muito conhecimento e experiências adquiridos a frente de um grande negócio.

Quando e Onde Assistir: Todos os dias em diversos horários – Discovery Home&Health
Agora é só organizar a agenda para as noites da semana, e ficar pronto para grandes aulas sobre empreendedorismo e negócios sem sair de casa.



Espero que todos tenham gostado de nossa listagem de programas para empreendedores, e sintam-se encorajados a nos enviar dicas e sugestões que não tenham sido listadas nessa relação, afinal de contas, nosso objetivo é oferecer um conteúdo cada vez mais colaborativo, e alinhado as necessidades e desejos do Empreendedor Moderno.



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.