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sexta-feira, 2 de março de 2018

Quitanda Orgânica – O lugar onde a Alimentação Saudável é um Estilo de Vida!



Caro leitor,


O Brasil está se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgânicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição. Mas, apesar dos consumidores estarem cada vez mais interessados em alimentos saudáveis, inclusive dispostos a pagar mais por esses diferenciais, o país ainda apresenta grande desequilíbrio entre a capacidade de produção e procura pelo produto nas prateleiras.

Recentes pesquisas mostram que 82% das famílias americanas consumiram produtos orgânicos no último ano, já no Brasil, o número cai para 15%. Entre os principais motivos para o não consumo dos alimentos orgânicos pelos brasileiros, 41% apontam o preço como fator determinante, enquanto os demais entrevistados alegam desconhecimento, falta de interesse e falta de local para a compra.

Com um mercado consumidor ainda engatinhando no país, diversos players trabalham para mostrar ao público a importância de uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e com certificado de procedência. Entre as marcas que mais tem se destacado neste cenário está a Quitanda Orgânica, loja localizada na Rua Arthur de Azevedo, 321 – Pinheiros, próximo a Rua Oscar Freire.

A loja que concilia o charme das tradicionais quitandas paulistanas com a inovação dos produtos orgânicos tem conquistado o consumidor por meio de seu mix diversificado com mais de 300 itens, tornando-se assim uma das marcas com mais produtos disponíveis aos clientes. Além disso, a loja oferece atendimento personalizado, e-commerce com entregas todos os dias, pratos prontos 100% Orgânicos, e um plano de expansão ousado que busca levar alimentação saudável para todas as mesas do país. 

Espaço reservado as Frutas e Legumes da Quitanda Orgânica

Com tantos diferenciais como marca e uma filosofia de total compromisso com a qualidade e procedência dos produtos comercializados, a Quitanda Orgânica se destaca no mercado de orgânicos como uma referencia.


Pensando nisso, batemos um papo com a empresária e agrônoma Helena Felicio, proprietária da Quitanda Orgânica. Nesta entrevista vamos conhecer um pouco mais sobre o universo dos produtos orgânicos, e principalmente sobre todos os diferenciais, estratégias e muito trabalho que constroem o dia a dia da empresa.

 
Helena Felicio - Proprietária da Quitanda Orgânica
Confira a entrevista completa:


1 – Helena, conte-nos um pouco sobre quando surgiu seu desejo pelo empreendedorismo, e de que forma você detectou a oportunidade de investir no mercado de Produtos Orgânicos:
Desde muito pequena sempre tive contato com o meio rural, produção de alimentos, mais tarde fui cursar Engenharia Agronômica. Essa experiência me motivou ao sonho de empreender na área e ter meu próprio negócio. O desejo de investir no mercado de produtos orgânicos surgiu muito pela minha formação e também pela oportunidade que tive de vivenciar o surgimento dos produtos orgânicos no Brasil. Morei um bom tempo fora do país e vi de perto os benefícios e vantagens desses alimentos, e por isso mesmo, decidi empreender neste segmento quando o mercado começou a ganhar corpo por aqui, pois sei da importância de oferecer produtos saudáveis e de alta qualidade para a alimentação das pessoas.


2 – Atuando em um mercado de nicho, aonde o cliente sempre busca por melhores experiências com a marca e produtos, como a Quitanda Orgânica se posiciona para ser referência e fidelizar o cliente em um segmento de público tão especifico e exigente?
O processo de compra se modificou muito nos últimos anos, o cliente que antes só procurava pelo menor preço, agora está em busca de uma experiência mais completa e satisfatória. Por isso mesmo, nossa maior preocupação na Quitanda Orgânica é proporcionar a ele uma sensação prazerosa durante todo o período de visita a loja. Entre alguns dos diferenciais que oferecemos para nossos clientes, gosto de destacar o rigoroso processo de seleção de nossos produtos, tudo feito pelas mãos de nossa equipe que conta com a minha supervisão como agrônoma responsável. Além disso, trabalhamos com atendimento personalizado que busca atender as necessidades de cada cliente. Nosso objetivo é que cada atendimento seja muito mais do que apenas fechar uma venda, e sim resolver uma necessidade/problema de nossos clientes. Outro diferencial que os clientes sempre elogiam é quanto ao ambiente de nossa loja, pois muitos deles se sentem nas antigas quitandas paulistanas, fazendo relembrar a infância. Outros pontos que considero diferenciais relevantes são: Nosso mix com mais de 300 produtos entre hortaliças, frutas, legumes, mercearia, laticínios e carnes, sendo 100% orgânicos e veganos totalmente certificados, com a grande maioria comercializada a granel. Além disso, oferecemos Cestas Personalizadas, Pratos Prontos 100% Orgânicos e produzidos diariamente, Sucos Naturais aonde o próprio cliente pode escolher as frutas no balcão, Delivery de pedidos realizados todos os dias, e nosso horário de funcionamento que é mais estendido do que os principais concorrentes. Com tudo isso, temos conseguido um bom índice de fidelização, mas estamos sempre atentos a nossa Pesquisa de Satisfação e trabalhando para oferecer uma experiência ainda mais satisfatória a todos.
 
Mercearia Quitanda Orgânica

3 – Nos dias de hoje, a boa gestão de mídias sociais aliada a rentáveis estratégias de Marketing são parte integrante da rotina de toda e qualquer empresa que deseja se comunicar com seu público alvo. Sendo assim, como a Quitanda Orgânica se mantém ativa diante da importância deste trabalho?
Temos presença ativa nas principais mídias sociais utilizadas por nosso público de forma mais frequente. Utilizamos o Facebook, Twitter e Instagram com o objetivo de informar sobre novidades da loja, campanhas promocionais e dicas saudáveis. A interação com o público tem sido fantástica, e nos últimos meses temos intensificado este trabalho, iniciando a produção de conteúdos exclusivos voltados para atender os assuntos mais relevantes pesquisados por nossos clientes na web. Além disso, utilizamos o WhatsApp e E-mail Marketing para uma comunicação mais direcionada, sempre com o objetivo de produzir uma experiência única.


4 – Um dos principais diferenciais da Quitanda Orgânica em comparação com seus concorrentes de mercado está no grande mix de frutas, legumes, hortaliças, laticínios e mercearia ofertado na loja.  Além disso, a marca se consolida como referência pela preocupação em colocar a disposição do cliente produtos sempre frescos, com procedência e de alta qualidade. Conte-nos de que forma a Quitanda Orgânica consegue manter esta rotina e a importância deste posicionamento na conquista de novos clientes:
Sempre tivemos como nossa filosofia de trabalho o compromisso em oferecer apenas o melhor para nossos clientes, e esse posicionamento se reflete na rotina da loja. Todos os produtos colocados a venda na Quitanda ou pelo site são selecionados de forma rigorosa, e cada fornecedor sempre é avaliado com muito critério, desta forma, não permitimos a entrada em nosso mix de produtos sem procedência ou com qualidade abaixo daquela que entendemos como a ideal para o consumo. Este processo não é simples, mas sabemos de sua importância e fazemos questão de mantê-lo dia após dia. Não importa o trabalho, mas sim agradar o cliente.

Balcão Central com Promoções e Novidades da Quitanda Orgânica
5 – Além da venda realizada na loja física, a Quitanda Orgânica também possui seu e-commerce aonde oferta ao cliente a mesma base de produtos disponível na loja, tornando-se assim um dos mais completos marketplaces do segmento de produtos orgânicos. Um dos diferenciais da plataforma é o fato de que as entregas são realizadas diariamente, poucas horas após o recebimento do pedido pelo site, dependendo da região e itens do pedido. Este cenário é bem diferente do que tradicionalmente é realizado pelas demais marcas do mercado, onde as entregas atendem um rigoroso e inflexível plano de dias. Qual o segredo para tornar este processo viável, garantindo ao cliente sempre produtos frescos e de alta qualidade?
Nosso diferencial é que a base de produtos do site é a mesma disponibilizada na loja, sendo que as entregas de fornecedores ocorrem quase que diariamente, desta forma, conseguimos manter um bom e qualificado estoque para o atendimento dos pedidos, sempre com produtos frescos e certificados. Além disso, trabalhamos em parceria com empresas de entrega, o que nos permite uma melhor precificação de frete e velocidade no envio do pedido. É bom deixar claro que alguns pedidos podem demorar um pouco mais para serem entregues devido a disponibilidade de produtos e região do delivery.


6 – Os Produtos Orgânicos possuem uma imagem de serem “muito mais caros” do que os alimentos convencionais comercializados em supermercados e feiras livres. Como a Quitanda Orgânica enfrenta este estereótipo e mostra aos novos consumidores todos os diferenciais e benefícios dos produtos que não utilizam agrotóxicos?
Este seja talvez o maior desafio do mercado de produtos orgânicos atualmente, e tentamos superá-lo por meio de parcerias com pequenos fornecedores que possibilitam uma melhor margem de preço. Outro ponto fundamental é mostrar ao grande público a real importância de diminuir exponencialmente o consumo de insumos agrícolas. No Brasil, este número pode chegar a mais de 1 litro por pessoa/ano, o que é um absurdo. E os agrotóxicos além dos permitidos pela ANVISA podem ter também contaminação pelos proibidos para uso. Este é um cenário preocupante para a saúde de nosso país, o que só reforça a importância de uma alimentação saudável, com alimentos de qualidade e procedência confiável.


7 – Outro desafio do mercado de Produtos Orgânicos é o fato de que muita gente vê este segmento como mais uma “modinha” que em breve irá cair no esquecimento do público. Como a Quitanda Orgânica enxerga este cenário e o futuro do mercado como um todo?
Acredito que os produtos orgânicos não sejam mais uma “modinha”, e sim uma tendência que veio pra ficar. Com a divulgação sobre tudo o que realmente consumimos no dia a dia e principalmente pela comparação de sabor entre os alimentos orgânicos e convencionais, o consumidor tem ficado cada vez mais decidido a mudar de hábitos e optar por produtos em que ele confia e sabe a procedência. Este é um cenário que tende a crescer e se consolidar nos próximos anos.

Geladeiras para armazenamento de Hortaliças, Carnes e Laticínios 100% Orgânicos
8 – Apesar do crescimento e maior visibilidade do mercado de produtos orgânicos nos últimos anos, ainda podemos considerar este como um segmento pouco explorado no Brasil, principalmente se compararmos com os números de outros países. Por isso mesmo, nem sempre é fácil encontrar produtos de qualidade, com mix diversificado, e preço justo perto de nossas casas. Por que você acredita que o mercado de produtos orgânicos ainda não emplacou por aqui? Na sua opinião, isso acontece mais por falta de oferta ou demanda?
Penso que tudo que chega ao Brasil vem como influencia dos países desenvolvidos, e pode demorar algum tempo até que se crie um hábito ou até mesmo mercado para o novo. Estamos crescendo e mostrando números relevantes nos últimos anos, mas ainda temos muito a crescer em todos os sentidos, principalmente em relação a melhores preços e diversidade de mix. Neste quesito, acredito que devido a oferta de produtos ainda ser baixa, isso diminui a demanda de consumo, pois em muitos casos o consumidor opta pela compra próxima do lar, se ele não encontra o orgânico, pode acabar comprando o produto convencional. Infelizmente este ainda é um ponto recorrente, e diminui nossa penetração em novos consumidores. Acredito que tudo isso pode ser revertido por meio de maiores investimentos na produção e comercialização de produtos orgânicos.


9 – A Quitanda Orgânica é conhecida por transmitir em sua loja física o charme das tradicionais quitandas de bairro, assim como um atendimento que podemos definir como uma verdadeira relação de amizade com seus clientes. Quais as maiores vantagens e desvantagens deste posicionamento?
Vejo muitas vantagens neste posicionamento de quitanda “bairrista”, e o principal deles é a proximidade com que efetuamos nosso atendimento/vendas. Mais do que apenas sugerir produtos e esclarecer dúvidas, nossa equipe busca atender as necessidades de cada cliente, e criar vínculos de amizade. Eu mesma gosto de realizar atendimentos na loja e conversar com os clientes, esse feedback é muito positivo para sabermos o que eles mais buscam, quais problemas podemos ajudar a solucionar, e principalmente como proporcionar uma experiência mais satisfatória.  Entre as desvantagens, acredito que por estarmos localizados em um bairro com público jovem, muitos deles não tiveram a oportunidade de conhecer as antigas quitandas paulistanas, e estão acostumados com atendimentos mais “impessoais”, como o de supermercados, por exemplo.

 
Espaço para Degustação

10 – Como contraponto a relação de proximidade entre atendentes e clientes na loja física está o e-commerce da marca, aonde tudo acontece de maneira mais impessoal. Como a Quitanda Orgânica trabalha para que esta venda a distância se torne uma relação fiel entre cliente e marca, tornando o processo mais pessoal e próximo?
Tornar a venda pela web um processo mais pessoal é um grande desafio, por que na maioria das vezes o cliente está em busca apenas de um bom preço e entrega no prazo combinado. Como estratégias para fazer deste contato uma relação fidelizada, apostamos em nosso atendimento via WhatsApp, aonde o cliente pode não apenas esclarecer dúvidas, mas também enviar o pedido, o que faz do processo algo mais  rápido e próximo. Além disso, o fato de realizarmos entregas todos os dias permite que o cliente tenha uma relação de confiança, sabendo que receberá seus produtos no horário combinado, e sempre com a qualidade e procedência que são marcas consolidadas da Quitanda Orgânica.


11 – Em breve, a Quitanda Orgânica passará por uma mudança de endereço, o que proporcionará melhor estrutura física de trabalho, e novos diferenciais para a experiência de seus clientes. Esse novo passo mostra o crescimento da marca e busca pela consolidação como referência no mercado. Além da mudança de local, quais os próximos passos que a Quitanda Orgânica tem traçado para o futuro?
A mudança de endereço é uma parte importante de nosso plano de expansão, pois busca melhorar a estrutura de trabalho interna, e também criar novos diferenciais que valorizem a marca e possibilitem uma experiência cada vez mais completa aos clientes. Além disso, neste novo espaço, temos o objetivo de fortalecer nossa identidade como marca, apresentando de forma criativa nosso posicionamento, visão, missão e valores como negócio.
Como próximos passos, estamos trabalhando na reformulação e melhoria de nossa plataforma e-commerce, pois entendemos que se trata de um canal fundamental para que possamos levar o sabor e conceitos dos produtos orgânicos para mais mesas em todo o país. Em um futuro breve, também estudamos a possibilidade de uma nova unidade em outra região da cidade, mas este ainda é um plano que está no papel.

 
Mercearia Quitanda Orgânica
12 – Empreender no Brasil não é uma tarefa das mais simples, com tantos obstáculos e contratempos na rotina dos negócios. Na sua opinião, qual você acredita ser a característica mais importante pra quem deseja construir um negócio bem sucedido?
Todo empreendedor sabe que não existe uma fórmula mágica para a construção de um negócio bem sucedido, mas acredito que um dos principais ingredientes pra quem busca empreender como estilo de vida é estar sempre atento as novidades do mercado, e aberto às criticas e sugestões que buscam a melhoria do seu negócio.


Em nome do Blog 2t’s Comunicação quero agradecer a nossa entrevistada Helena Felicio, proprietária da Quitanda Orgânica, pela atenção e confiança que teve por nós  durante esta entrevista.
Tenho certeza que esta entrevista ajudará a quebrar muitos paradigmas e estereótipos sobre o universo dos alimentos orgânicos, levando para nossos leitores muito mais informação sobre como podemos tornar nossa alimentação uma rotina mais saudável e prazerosa.

Se você ficou curioso pra ver de perto o incrível trabalho da Quitanda Orgânica, visite a loja e acompanhe a marca pelas mídias sociais:


Quitanda Orgânica
Rua Arthur de Azevedo, 321 - Pinheiros
Telefones: (11) 3061-5924/ (11) 97164-0166 (Whats)
E-mail: contato@quitandaorganica.com
Twitter: @Quitanda_Organ
Instagram: @QuitandaOrganica



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!



E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
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